Três homens e uma mulher, com idades compreendidas entre os 23 e os 40 anos, entre os quais está um casal de jovens que vivia maritalmente, foram detidos ontem por militares do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Almodôvar, por suspeitas de tráfico de estupefacientes.
Ao grupo todo residente na vila alentejana, além de haxixe e cocaÃna, foram apreendidos cerca de 20.000 euros em numerário.
A investigação duravam há cerca de dois anos e a GNR decidiu atuar depois da realização da FACAL-Feira de Artes e Cultura de Almodôvar que decorreu entre a passada sexta-feira e domingo e onde o grupo esteve muito ativo na venda de estupefacientes. O grupo recorria a fornecedores do Algarve e depois comercializava a droga em Almodôvar, tendo nas buscas feitas aos quatro suspeitos foram apreendidas 884 doses de haxixe e 33,5 de cocaÃna, além de duas facas com resÃduos de haxixe.
Apesar das fracas condições económicas, um dos detidos exibiu fortes sinais exteriores de riqueza, tendo sido apreendido um Mercedes de alta cilindrada e um velocÃpede elétrico. Foram ainda apreendidos seis telemóveis, um tablet e duas balanças de precisão.
Além dos militares do NIC de Almodôvar, a GNR reforçou a operação com elementos da estrutura de Investigação Criminal do Comando Territorial de Beja e dos Destacamentos Territorial de Almodôvar e de Intervenção de Beja e de Faro.
Os quatro detidos estão a ser presentes a um Juiz de Instrução Criminal do Tribunal Judicial de Almodôvar, para aplicação das medidas de coação, tidas como adequadas.
Teixeira Correia
(jornalista)