Um homem, de 27 anos, militar da Força Aérea da Bélgica, ficou gravemente ferido na sequência de uma rixa que ocorreu no exterior de um bar na cidade de Beja, depois de ter sido atacado com uma arma branca.
Dos confrontos entre os militares belgas e um grupo de jovens portugueses, resultaram cinco feridos, quatro homens e uma mulher, com idades compreendidas entre os 27 e os 53 anos, que foram transportados para o Serviço de Urgência do Hospital de Beja.
Segundo apurou o Lidador Notícias (LN), o mais jovem dos agredidos, que foi atingido com uma facada no abdómen, ficou internado e aguarda decisão médica, sobre uma eventual intervenção cirúrgica, tendo as restantes quatro vítimas tido alta hospitalar.
Por motivos que se desconhecem, a alteração entre os dois grupos ocorreu cerca das 05,32 horas, no terreiro exterior e fronteiro ao bar, próximo da unidade hoteleira onde os militares estão instalados, desconhecendo-se os motivos que estiveram na origem dos confrontos.
Ao que foi possível apurar, o autor ou autores das agressões estão identificados, e quando a PSP foi chamada ao local, já os mesmos se tinham colocado em fuga. O espaço foi preservado e foi acionada a Diretoria de Faro da Polícia Judiciária, cujos inspetores recolheram vestígios que possam conduzir à detenção de algum dos implicados.
Os militares belgas fazem parte de um destacamento da Força Aérea daquele país que há alguns dias está na Base Aérea 11 (BA11), em Beja, a participar no Exercício ABT-L 2024, da responsabilidade das forças armadas da Bélgica. Quando há este tipo de movimentações militares na BA11, muitos dos oficiais ficam instalados em unidades hoteleiras da cidade.
No socorro às vítimas e preservação do local do crime, tiveram envolvidos 14 operacionais dos Bombeiros Voluntários e PSP, ambos de Beja, os primeiros apoiados por duas ambulâncias e os segundos por três veículos.
Teixeira Correia
(jornalista)