Volta ao Alentejo: “Aposta nos jovens da formação, com os olhos no World Tour”.


As equipas de formação da UAE/ Team Emirates, EF Education e Israel Premier Tech, que correm pela primeira vez em Portugal, personificam a aposta nos jovens corredores que a da Podium Events, organizadora da Volta ao Alentejo Crédito Agrícola, continua a promover em prol do engrandecimento da corrida.

A 42ª edição da Alentejana, que vai estar na estrada entre 26 e 30 de março, comporta cinco etapas, num total de 816,9 quilómetros, com a presença de 19 equipas, dez portugueses e nove estrangeiras, num total de 130 corredores.

Envolvendo três bolsas de municípios dos “Quatro Alentejos”, a 42ª Volta ao Alentejo Crédito Agrícola inclui 15 Metas Volantes, bonificadas, e 14 contagens do Prémio da Montanha, seis das quais na penúltima etapa, com destaque para o Cabeço do Mouro (Portalegre) e duas passagens na Serra de São Paulo, na tradicional e seletiva subida à Senhora da Penha, próxima da meta final em Castelo de Vide.

A prova tem início em Beja, cidade que recebe pela décima vez o início da prova e termina Évora, cidade Património da Humanidade e a não menos imponente Praça do Giraldo, recebe o final de mais uma edição da prova.

Uma certeza existe à partida desta edição, é que haverá um novo vencedor, tendo em conta que os dois corredores ainda no ativo, Eduard Prades (Caja Rural/ Seguros RGA) e Maurício Moreira (Efapel Cycling) não vão marcar presença na prova.

Luca Giaimi (Emirados Árabes Unidos/Team Emirates), enfrenta a vitória no Troféu Internacional da Arrábida, disputado no domingo é um dos nomes a ter em conta, existe um leque de vários corredores tanto nas equipas estrangeiras como nas nacionais que podem aspirar à vitória, face também às bonificações nas metas volantes e chegadas.

A primeira etapa liga esta quarta-feira, Beja a Moura, na distância de 166,6 quilómetros, com partida às 11,30 horas, com metas volantes em Vidigueira, Portel e Reguengos de Monsaraz e contagens de montanha na Serra do Mendro e Monsaraz, e chegada a Moura às 15h43 horas.

Equipas participantes

UCI ProTeams: Caja Rural/ Seguros RGA (ESP) e Euskaltel/ Euskadi (ESP).

Equipes continentais da UCI (Estrangeiras): EF Education/ Aevolo (EUA), Illes Baleares/ Arabay Cycling (ESP), Israel/ Premier Tech Academy (ISR), Emirados Árabes Unidos/ Team Emirates/ Gen Z (EAU) e Project Echelon Racing (EUA).

Equipas UCI Continental (Portuguesas): Anicolor/ Tien 21, APHotels & Resort/ Tavira/ Farense, Aviludo/ Louletano/ Loulé Concelho, Credibom/ LA Alumínios/ Marcos Car, Efapel Cycling, Feirense/ Beeceler, GI Group Holding/ Simoldes/ Oliveirense, Rádio Popular/ Paredes/ Boavista e Tavfer/ Ovos Matinados/ Mortágua.

Equipas de Clube (Portuguesas): Óbidos Cycling Team, Porminho Team Sub23 e Soma Group.

ETAPAS

1.ª Etapa (26 de março – 166,6 km): Beja – Moura, com passagem por Vidigueira, Portel, Reguengos de Monsaraz e Mourão.
2.ª Etapa (27 de março – 171,5 km): Castro Verde – Grândola, atravessando Aljustrel, Odemira, Santiago do Cacém e a Serra de Grândola.
3.ª Etapa (28 de março – 180 km): Carvalhal – Arraiolos, a mais longa da prova, com passagem por Alcácer do Sal, Montemor-o-Novo, Mora e Pavia.
4.ª Etapa (29 de março – 147,7 km): Monforte – Castelo de Vide, com várias contagens de montanha, sendo considerada a etapa rainha da prova.
5.ª Etapa (30 de março – 151,2 km): Estremoz – Évora, com chegada à emblemática Praça do Giraldo, passando por Elvas, Borba, Vila Viçosa, Alandroal e Redondo.

CAMISOLAS DA 42ª VOLTA AO ALENTEJO CRÉDITO AGRÍCOLA

Camisola Amarela Crédito Agrícola- Classificação Geral Individual por Tempos

Camisola Azul Lusíadas Saúde- Classificação Geral por Pontos

Camisola Verde Correia da Manhã- Classificação Geral da Montanha

Camisola Branca Turismo do Alentejo- Classificação Geral da Juventude

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg