Beja: VMER assinala 9 anos de atividade com taxa de operacionalidade de 99,6%.
No passado dia 7 de Agosto, assinalaram-se nove anos da atividade da VMER (Viatura Médica de Emergência e Reanimação)–Beja. Em comunicado o Conselho de Administração da ULSBA, EPE, regista a importância deste meio de emergência pré-hospitalar e realça com muita satisfação a sua elevada taxa de operacionalidade.
No documento enviado ao Lidador Notícias (LN), o Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), EPE, salienta que “este fato só tem sido possível à custa de uma excelente gestão interna, uma aposta cada vez maior na formação dos profissionais da ULSBA e a dedicação extrema de toda a equipa, permitindo a disponibilidade da VMER–Beja, 24 sobre 24 horas em benefício único dos utentes do Baixo Alentejo”.
A VMER–Beja, está sediada no Hospital José Joaquim Fernandes. A sua tripulação é constituída por um médico e um enfermeiro, com formação e competência em suporte avançado de vida. O INEM desempenha as funções de regulação da atividade clínica e tem a responsabilidade pela gestão da viatura e do equipamento necessário à sua função.
A gestão da VMER-Beja é efetuada por uma equipa coordenadora composta por um médico e um enfermeiro diretamente dependente da Direção do Serviço de Urgência. A equipa de profissionais é constituída por 18 médicos e 15 enfermeiros. A taxa média anual de operacionalidade da VMER-Beja é de 99,6%. A ínfima percentagem de inoperacionalidade relaciona-se apenas com a obrigatória manutenção das viaturas.
A intervenção da VMER é direcionada para o local da ocorrência, para situações de apoio a ambulâncias em trânsito ou para apoio aos Serviços de Urgência Básica. Em situações excecionais a sua intervenção pode ser alargada aos Distritos vizinhos.Registam-se cerca de 1500 ocorrências/ano com uma média diária de 3,2 saídas.
Em termos de orientação das situações abordadas, 77,5% são encaminhadas para o Serviço de Urgência do Hospital José Joaquim Fernandes, sendo que destas, 33,2%, carecem de acompanhamento médico da VMER. Destaca-se, igualmente, o importante trabalho das equipas da VMER, integradas no Serviço de Urgência do Hospital.