Beja: Gangue do multibanco “abortou” assalto a ATM de gasolineira.
A passagem de uma pessoa, levou gangue do multibanco a “abortar” assalto a caixa ATM de uma gasolineira, na madrugada de segunda-feira. Tudo aponta para que seja o mesmo grupo que promoveu o rebentamento do ATM do Pingo Doce.
Uma “visita inesperada” levou a que o gangue do multibanco tenha “abortado” uma tentativa de assalto a um ATM, colocado numa gasolineira, em Beja. O caso aconteceu na madrugada da passada segunda-feira, e a passagem de um individuo num automóvel, e o eventual alerta, terá originado que os assaltantes tenham decidido não levar a cabo o rebentamento da caixa multibanco. Pelas características da viatura e o “modus operandi”, deverá ter sido o mesmo grupo que no passado dia 3 de janeiro, rebentou o ATM do Pingo Doce, de onde levaram 40 mil euros (foto do assalto a este estabelecimento).
Pouco passava as 03,30 horas, quando uma viatura preta, da mesma marca e modelo da usada no roubo na superfície comercial, com a matrícula tapada, parou na zona de estacionamento da gasolineira, de onde saíram, pelo menos dois indivíduos, transportando uma garrafa de gás. A passagem inesperada da viatura levou o grupo a deixar o local.
O Lidador Notícias (LN) apurou que o cidadão avisou a empresa do sucedido e vistas as câmaras de filmar, foram comprovados os pormenores acima descritos. A dada altura a viatura desaparece do ângulo das câmaras de filmar, já que a ideia dos ladrões seria introduzir-.se no interior da loja e fazer o rebentamento no interior do estabelecimento.
O LN sabe também que a PSP de Beja foi avisada do sucedido e que elementos da Esquadra de Investigação Criminal (EIC) deslocaram-se ao local para visionar as imagens.
Recorde-se que no passado dia 3 de janeiro, uma caixa multibanco foi assaltada no supermercado Pingo Doce, no centro da cidade de Beja, de onde um gangue levou cerca de 40 mil euros de uma máquina que tinha sido carregada na tarde do dia anterior ao roubo.
Eram 04,24 horas, quando um grupo de três indivíduos, saiu de um automóvel BMW preto, e com uma marreta, um dos elementos partiu o vidro da montra. O mesmo homem entrou na loja e com o recurso a uma botija de gás, rebentou as duas máquinas de multibanco do supermercado.
As duas explosões arrancaram a porta do cofre de uma das máquinas de onde foi levado todo o dinheiro, enquanto que na outra só estoirou a parte de cima, onde está instalado o sistema informático, não tendo o cofre cedido.
As autoridades estão a cruzar dados para perceber se o assalto ocorrido na madrugada de terça-feira, no Patacão, concelho de Faro, está ligado a esteve roubo falhado e ao anterior levado a cabo em Beja.
Teixeira Correia
(jornalista)