TECNOCRÓNICA (Opinião de Ademar Dias): sinais de rádio, NASA, iPhone e Tamagotchis.
Astrónomos australianos confirmaram a existência de sinais de rádio no espaço, dos quais se desconhece a origem. Este grupo de cientistas adiantou que estes têm origem no espaço e não terão mão humana.
Detetados com a ajuda do telescópio Molonglo, que tem recolhe informação num espetro de cerca de 59 quilómetros, e os cientistas passaram os últimos dois anos a tentar identificar a origem destes sinais e agora revelam ter “100% de certeza que as ondas de rádio vieram do espaço”.
Manish Caleb, investigador da Universidade de Swinburne, adiantou que a prioridade é determinar a fonte. “Descobrir a origem dos sinais é a chave para perceber quem os envia”.
O próximo passo passa por melhorar o telescópio.
Continuando no mesmo tom, a NASA anuncia uma conferência de imprensa para esta quinta-feira sobre “vida para além da Terra”.
A agência espacial norte-americana confirmou que a conferência terá como objectivo apresentar uma nova investigação sobre a “busca de vida para além da Terra”, nomeadamente em “mundos oceânicos” e baseia-se nas informações apuradas pela sonda Cassini e pelo Telescópio Espacial Hubble.
“Estas novas descobertas ajudarão na futura exploração de mundos oceânicos, incluindo a próxima missão Europa Clipper da NASA planeada para 2020 e a busca alargada por vida para além da Terra”, acrescenta a agência no seu site oficial.
Mudamos de tema e centramo-nos num estudo realizado pelo banco de investimento Piper Jaffray, junto de adolescentes norte-americanos, que demonstra a tendência ao perguntar quem gostaria de ter um iPhone num futuro muito próximo.
Os resultados mostram que ter um telefone da Apple é um desejo comum a 81% dos inquiridos. Este é o valor mais alto de sempre e cresceu face aos 76% registados no outono passado.
Na área da tecnologia referência para a Amazon, que surge como site preferido, com uma quota de 43%.
O estudo envolveu cerca de 5.500 adolescentes, com idade média de 16 anos, abrangendo várias marcas e hábitos de consumo.
Abandonamos os smartphones para falar de um aparelho bem menos sofisticado, pelo menos na sua versão original.
Um dos brinquedos mais populares dos anos 1990, o Tamagotchi (lançado em 1996 pela Bandai), vai ser relançado no mercado com uma nova versão que pretende manter o espírito intacto.
O Tamagotchi permitia que se tratasse de uma pequena criatura virtual desde o seu nascimento e as tarefas que os utilizadores tinham de realizar para manter as pequenas criaturas vivas e de boa saúde passavam por brincar, dar comida e limpar o pequeno “bichinho”.
Nesta nova versão, o Tamagotchi vai manter a sua pequena forma de ovo, sendo a principal diferença a dimensão, com a nova a ter menos de metade do tamanho da original.
Se quiser adquirir um poderá fazê-lo na Amazon Japão por cerca de 17 euros. Espera-se que durante o ano comece a chegar às lojas em todo o mundo.
No cinema, esta semana o destaque é obrigatório. Estreia esta quinta-feira “Velocidade Furiosa 8” (“The Fate of the Furious” no título original).
- Gary Gray é o realizador mas o destaque, como sempre, vai para máquinas e atores.
Aqui fica a lista de atores (entre velhos conhecidos e estreantes na saga): Vin Diesel, Dwayne Johnson, Jason Statham, Michelle Rodriguez, Tyrese Gibson, Chris “Ludacris” Bridges, Helen Mirren, Nathalie Emmanuel, Elsa Pataky, Scott Eastwood e… Kurt Russell e Charlize Theron.
Chega? Num pequeno adiantamento, e em jeito de sinopse, podemos dizer que nos 136 minutos da película a equipa que corre o mundo encontrou algo semelhante a uma vida normal. Porém, quando uma misteriosa mulher seduz Dom para o mundo do crime, do qual parece não ser capaz de escapar, ele acaba por trair aqueles lhe são mais próximos, pondo-os à prova.
Aqui fica o trailer: https://www.youtube.com/watch?v=WmvEzB_QpbQ