Mértola: Vento forte causa estragos e “encerra” Festival Islâmico.
Milhares de pessoas foram retiradas do Festival Islâmico de Mértola, que decorria no centro histórico daquela vila, devido a um vendaval que causou estragos também noutras localidades.
Um vento forte e persistente causou estragos em várias tendas e numa habitação, atingida por um candeeiro, este domingo, em Mértola.
“É um vento muito forte que já causou estragos em várias estruturas”, disse ao LN o comandante dos Bombeiros de Mértola, José Palma, referindo a presença de milhares de pessoas no festival.
“Não há feridos”, disse José Palma. Temendo que o vendaval pudesse causar mais estragos e até danos pessoais, a organização deu o festival por encerrado, cerca das 15.30 horas deste domingo.
Bombeiros, GNR e funcionários municipais ajudaram a evacuar o centro histórico de Mértola, onde decorria a 9.ª edição do Festival Islâmico.
Ironicamente, o barco que faz passeios no Guadiana, batizado de “Vendaval”, ficou em terra, impossibilitado de navegar nas águas agitadas do rio, devido ao forte vendaval que se faz sentir em Mértola e noutros locais do distrito.
Queda de árvores em Beja e fogo em Serpa
Em Beja, o vento forte também causou estragos. Segundo apurou o JN, há relatos de árvores caÃdas junto ao Seminário e ao Mercado Municipal. Não há registo de feridos.
Em Cruz da Cigana, na Serra de Serpa, o vento forte derrubou linhas de alta tensão, que causaram um incêndio.
O fogo foi combatido pelos Bombeiros de Mértola e de Serpa, tendo sido rapidamente dominado.
Teixeira Correia
(jornalista)