(Atualizada) Mértola: Incêndio no Centro Histórico destrói por completo supermercado.


Um incêndio que deflagrou num supermercado, cujas causas vão ser investigadas pela Polícia Judiciária, no Centro Histórico de Mértola, destruiu por completo a unidade comercial, tendo-se depois propagado a outras duas habitações contiguas.

Foi ainda destruída uma arrecadação contígua e um anexo desabitado e a cobertura de uma loja de eletrodomésticos. Duas pessoas poderão ficar desempregadas, não existindo vítimas a lamentar.

O alerta para o incêndio foi dado às 14,45 horas quando o supermercado Rolha, propriedade do jovem empresário José Rolha, ainda estava encerrado ao público. Populares viram fumo a sair do teto e alertaram um dos funcionários que mora por perto e entrou supermercado dentro com outras pessoas, munidos de extintores, mas o muito fumo impediu que pudessem combater as chamas.

Os Bombeiros de Mértola acorreram rapidamente ao local mas as chamas já tinham assumido grandes proporções que destruíram por completo todo a unidade comercial. A arrecadação contígua ao supermercado também ardeu, tal como o anexo de uma habitação que estava desabitada. Uma loja de eletrodomésticos também foi afetada, tendo ardido parte da cobertura do edifício e os estragos foram mais provocados no combate ao incêndio do que pelas chamas.

Ouvido pelo LN, o presidente da Câmara de Mértola, Jorge Rosa, que também esteve no local, lamentou o sucedido ao empresário e o facto de “duas pessoas puderem ficar desempregadas”, acrescentando que a edilidade “vai apoiar o empresário, criando uma equipa de trabalho para proceder a limpezas e disponibilizar apoio social”, concluiu.

Segundo foi possível apurar o estabelecimento estaria protegido por um seguro, desconhecendo em concreto os danos que cobre.

A travessia do Centro Histórico de Mértola foi feito por ruas alternativas que já recebem trânsito dos automobilistas que procedem do Algarve.

No combate às chamas estiveram 44 operacionais, dos Bombeiros de Mértola, Beja, Serpa, Ourique e Castro Verde, Proteção Civil Municipal e GNR, apoiados por 26 viaturas.

Teixeira Correia

(jornalista)

Foto: Carlos Viegas


Share This Post On
468x60.jpg