Aljustrel: Acidente a 200 metros de profundidade, deixa trabalhador em estado grave.


Uma pá carregadora manobrada a 200 metros de profundidade, numa rampa com cerca de 15 graus de inclinação, “atropelou” um ligeiro comercial de caixa aberta, no fundo da mina de Aljustrel, tendo provocado um ferido grave.

A vítima era o pendura, Luís Damásio, de 48 anos, que ficou encarcerada e politraumatizada, que foi transportada de helicóptero para o Hospital de Faro. O condutor saiu ileso da da pick-up pelo seu pé.

O alerta foi dado às 07,43 horas de ontem, mas quem ocorreu ao local do acidente foram os Bombeiros de Aljustrel, já que o grupo de intervenção rápida (GIR) da Almina, concessionária da exploração mineira, não tem, segundo Sindicato Mineiro (STIM) “capacidade de socorro ou resgate a grande profundidade”.

No socorro à vítima estiveram 21 operacionais dos Bombeiros de Aljustrel e Beja, viatura de Suporte imediato de vida (SIV) de Castro Verde e GNR, apoiados por cinco viaturas. A autoridade para as condições do trabalho (ACT) foi acionada para investigar as causas do acidente (foto de arquivo do Lidador Notícias).

Acidente mortal em Aljustrel

No dia 20 de maio de 2015, Joaquim Gomes, de 48 anos, natural de Odivelas, concelho de Ferreira do Alentejo, trabalhador de um empreiteiro, que prestava serviços para a Almina, morreu na sequência de uma queda no interior da mina, não resistindo aos ferimento, tendo falecido no local.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg