Portel: Atropelamento de ovelha revela exploração laboral.
O atropelamento de um ovino, revelou que um pastor, de nacionalidade portuguesa, 64 anos, estava a ser vítima de um crime de tráfico de pessoas, sendo alvo de exploração do trabalho.
O caso ocorreu na terça-feira perto de Portel, na sequência do atropelamento de uma ovelha, foram chamados os militares do Posto Territorial da GNR daquela vila e na sequência da identificação do condutor da viatura e do eventual proprietário do animal.
Os militares constataram que o último dos indivíduos era pastor, a trabalhar numa exploração agrícola, não dispunha de qualquer documento de identificação, que segundo o homem “estava retido pelo patrão”.
As diligências dos militares permitiram apurar que o pastor era vítima de exploração laboral, vivia numa casa cedida pelo patrão, sem quaisquer condições de habitabilidade. A vítima assegurou às autoridades que “não auferia vencimento” e que de forma esporádica “recebia comida enlatada e vinho”.
A vítima foi levada para o posto de Portel, fornecida uma refeição e depois transportado para uma instituição de acolhimento, localizada fora da região, onde recebe tratamento.
O proprietário da exploração agrícola, um cidadão português, foi identificado, e por se tratar de um crime público, o assunto foi remetido para o Ministério Público, que vai investigar o caso.
Teixeira Correia
(jornalista)