Ferreira do Alentejo: Juiz manda “passadores” de notas falsas para a cadeia.
Prisão preventiva para casal acusado de passar notas falsas de 50 euros. Detido na segunda-feira pela GNR, em Cuba, a dupla de burlões foi entregue à PJ, que os levou a tribunal.
Ficou em prisão preventiva o casal de cidadãos portugueses, um homem de 62 anos e uma mulher de 47, detidos pela GNR na tarde de segunda-feira, em Cuba, depois de terem feito pequenas compras em estabelecimentos de Aljustrel e Ferreira do Alentejo, com notas falsas de 50 euros e recebido o troco em dinheiro verdadeiro.
O casal já com cadastro por burla e emissão de cheques sem provisão, conseguiu passar 4 notas de 50 euros, tendo depois de detidos sido encontrados na sua posse 1.300 euros em notas contrafeitas daquele valor facial.
Além da viatura onde o casal se fazia transportar, dos seus telemóveis e dos 1.300 euros falsos, foram apreendidos 262,89 euros em moedas e notas verdadeiras, provenientes das burlas efetuadas, quatro notas de 10 suid afrikaanse (moeda de Africa do Sul), uma nota de 500 afghanis (Afeganistão), uma nota de 10 intis (Perú) e uma nota de um dólar americano (Estados Unidos).
A investigação passou para a égide da PolÃcia Judiciária (PJ) que apresentou os dois suspeitos no Ministério Público de Ferreira do Alentejo que decretou para ambos a prisão preventiva, indiciados pela prática de um crime de contrafação de moeda, um crime de passagem de moeda falsa e quatro crimes de burla simples.
O homem foi entregue no Estabelecimento Prisional de Beja e a mulher no Estabelecimento Feminino de Odemira, onde vão aguardar julgamento.
Teixeira Correia
(jornalista)