Beja: A ULSBA recebeu uma nova Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER).
No âmbito do processo de renovação do Parque VMER, a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo recebeu uma nova Viatura Médica de Emergência e Reanimação, que fica sediada no Hospital de Beja e vem substituir a viatura existente.
De acordo com informação disponibilizada no site do INEM, o Despacho n.º 3350/2017 de 20 de abril de 2017 veio definir um novo modelo de aquisição e gestão da frota VMER para responder à necessidade de aquisição e substituição célere destes veÃculos, assegurando assim maior qualidade nos serviços prestados aos utentes, maior segurança dos profissionais e dos utilizadores da via pública, e uma melhor gestão do parque VMER.
Com este novo modelo, passaram a ser as Unidades de Saúde a efetuar diretamente a aquisição das viaturas. Coube ao INEM subsidiar a compra e coordenar toda a atividade de gestão e operação conjunta da VMER, e aos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde assegurar a tramitação dos procedimentos de aquisição, centralizando o processo em nome dos hospitais.
A propriedade das VMER passa a ser das unidades de saúde, que devem assegurar a sua manutenção, incluindo a contratação de seguros e estado de operacionalidade permanente, com a colaboração do INEM com a reposição de viatura de substituição, em caso de inoperacionalidade.
Segundo o INEM, a rede das VMER encontra-se atualmente estabilizada e implementada em todo o território continental, com 44 viaturas em funcionamento, 14 no norte do paÃs, 10 no centro, e 20 no sul, 13 das quais na região de Lisboa e Vale do Tejo, 4 no Alentejo e 3 na região do Algarve.
As VMER são veÃculos de intervenção pré-hospitalar destinados ao transporte rápido de uma equipa médica ao local onde se encontra o doente/sinistrado. O seu principal objetivo consiste na estabilização pré-hospitalar e no acompanhamento médico durante o transporte de vÃtimas de acidente ou doença súbita em situações de emergência, assumindo um papel preponderante no apoio à s populações.
As VMER atuam na dependência direta dos Centros de Orientação de Doentes Urgentes do INEM e têm base hospitalar.