Ourique: Detetada “legionella” nas canalizações dos balneários do Pavilhão.
(Atualizada) “Legionella” detetada ontem em canalização do balneário feminino do Pavilhão Desportivo da Escola EB2,3 Secundária de Ourique. A infraestrutura foi encerrada, não qualquer aluno, professores ou auxiliar infetado com o vírus. Autarquia emitiu comunicado.
O Pavilhão Desportivo da Escola EB2,3 e Secundária de Ourique, foi encerrado ao final da tarde de ontem, em virtude de ter sido detetada a bactéria da “legionella”, na tubagem do balneário faminino daquela infraestrutura desportiva que serve o estabelecimento.
Num comunicado afixado no interior da escola, a direção informa a comunidade escolar que o pavilhão se encontra encerrado, “pelo facto das análises recentemente efetuadas terem detetado legionella nos balneários”. No documento, que foi replicado na página de facebook da Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento Vertical de Ourique, é ainda referido que “assim que a situação se encontre regularizada, após novas análises, serão todos informados para que as aticidades letivas possam decorrer do espaço”.
O Lidador Notícias (LN) contatou o diretor da Escola EB2,3 e Secundária de Ourique, que confirmou a situação acrescentando que “o espaço foi encerrado por precaução”, tendo os professores optado por “outras atividades em salas de aulas”, justificou Fernando Santos.
O presidente da Câmara Municipal de Ourique, garantiu que “não existe qualquer caso de doença entre os alunos”, justificando que a autarquia “informou e está em contato com a Unidade Local de Saúde”, justificou.
O edil acrescentou que o caso foi detetado “na sequência das análises regulares que a edilidade faz, apesar de a tal não ser obrigada. Vamos fazer a desinfeção e tomar as medidas protocoladas para estes casos e fazer novas análises”, rematou.
O autarca assegurou ao LN, que a Câmara Municipal em articulação com a direção da Escola, “tudo fará para superar, tão rapidamente quanto possível, os transtornos causados pelo encerramento do balneário feminino do pavilhão”, acrescentando que a edilidade vai “emitir um comunicado sobre o assunto e assim descansar a comunidade”, concluiu.
Na sua página de facebook, Marcelo Guerreiro já publicou uma nota informativa sobre a “análise positiva de “legionella”, balneário encerrado e intervenção em curso”.
Recorde-se que o surto de “legionella” no Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa, que infetou 56 pessoas, sendo que cinco delas acabaram por morrer. Entretanto Na passada quinta-feira, 23 de novembro, um homem foi internado no Hospital Geral (Covões) do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra co o vírus da doença, num caso considerado como isolado.
COMUNICADO DA CÂMARA MUNICIPAL DE OURIQUE
“Análise positiva de Legionella, balneário encerrado, intervenção em curso”.
Por vontade do legislador, os Municípios gestores de equipamentos de utilização pública não estão obrigados a analisar a qualidade da água utilizada nesses edifícios.
No entanto, em defesa da saúde pública dos Ouriquenses, o Município de Ourique realiza análises regulares à qualidade da água dos equipamentos públicos de maior utilização.
Numa dessas análises de rotina, que o município realiza por sua estrita iniciativa, foi detetado um valor de legionella no balneário feminino do Pavilhão Gimnodesportivo da Escola Básica do 2º e 3º Ciclo e Secundária de Ourique.
De imediato, o balneário foi encerrado, contactado a Autoridade de Saúde Pública, tendo-se procedido a mais averiguações que levaram ao desencadear de uma intervenção preventiva e adoção de mecanismos de desinfecção.
Como sempre, a saúde pública e a salvaguarda das nossa crianças e jovens estarão na primeira linha das nossas preocupações e ações.
O Município de Ourique, em articulação com a Direção da Escola, tudo fará para superar tão rapidamente quanto possível os transtornos causados pelo encerramento do balneário feminino do pavilhão.
O Município de Ourique, apesar de não ser obrigatório, continuará a realizar análises regulares de avaliação da qualidade da água nos equipamentos públicos para zelar pelo bem-estar e saúde dos Ouriquenses.
Teixeira Correia
(jornalista)