(Exclusivo) Beja: Politécnico vai lecionar curso de comissários e hospedeiras de bordo.
O Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) vai começar a lecionar em janeiro do próximo ano o Curso de Pessoal Navegante de Cabine, vulgarmente conhecido como comissários/ hospedeiras de bordo, com a parte prática a ser realizada no Centro de Formação da SATA, na ilha de Santa Maria, Açores.
O curso resulta de um projeto de cooperação entre o IPBeja e a GAir-Training Center, uma escola de treino e formação aeronáutica, cujo centro de formação fica localizado no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor, também no Alentejo.
Este é um projeto inédito na formação do Politécnico e surge da existência do aeroporto de Beja, o curso será frequentado por um mínimo de 20 alunos, terá uma duração de 200 horas, com um custo de 1.500 euros por pessoa.
“A GAir tem certificação no setor e assume a responsabilidade da formação. A parte teórica é dada nas nossas instalações e a prática no centro da SATA, nos Açores”, revelou ao Lidador Notícias (LN), João Paulo Trindade, presidente do IPBeja.
“O curso é dirigido a todo o mercado, alunos e interessados exteriores à instituição e revelou-se de grande interesse em termos internos, numa nova vertente da licenciatura em turismo, lecionado pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTIG”, justificou.
João Trindade, como independente, foi presidente da Câmara de Alvito entre 2005 e 2009, era professor-adjunto e diretor da ESTIG, e quando no passado dia 2 de novembro assumiu o cargo de presidente do Politécnico, fez saber que iria “reavaliar a ação formativa do Instituto e criar um curso na área aeronáutica”, justificou.
A parceria entre o IPBeja e a GAir-Training Center e a efetivação do curso “vão ser apresentados no início do próximo dia 12 de dezembro, no decurso do evento “Open day-I can fly” revelou ao LN, João Paulo Trindade, que acrescentou que “no futuro avançaremos para parcerias com a ANA-Aeroportos, a Força Aérea Portuguesa e outros Politécnicos do país”, como forma de “rentabilizar as potencialidades da região”, concluiu.
IPBeja promove OPEN DAY – I CAN FLY, um Fórum dedicado à Aeronáutica
O IPBeja publicou hoje uma nota de imprensa onde revela que “no próximo dia 12 do corrente, realiza-se no Instituto Politécnico de Beja (IPBeja), com início às 9.30h, o OPEN DAY – I CAN FLY, um dia aberto dedicado ao Setor da Aviação (Fórum de Aeronáutica), organizado em parceria com a G AIR Training Centre (Ponte de Sor) e com importantes players da Atividade da Aviação Civil, nomeadamente os principais utilizadores do Aeroporto de Beja”.
No documento é referido que “o IPBeja e a G AIR programaram um curso de Pessoal Navegante de Cabina a ter lugar no IPBeja e Açores, a partir de 8 de Janeiro do próximo ano, dirigido a jovens do Instituto e da Região. Durante este Encontro, também serão celebrados mais alguns protocolos de colaboração entre o IPBeja e entidades envolvidas neste Conceito e Projeto”.
IPBeja- Quem é
Tem quatro escolas superiores, Educação, Agrária, Tecnologia e Gestão e Saúde, que ministram quinze cursos, frequentados por cerca de 2.500 alunos, tendo nos seus quadros 250 docentes e 140 funcionários não docentes. O Politécnico de Beja recebe anualmente muitos alunos vindos dos PALOP’s e é das instituições mais procuradas por estudantes estrangeiros na área do Programa ERASMUS.
Teixeira Correia
(jornalista)