Beja: CDOS registou 40 ocorrências entre quinta e sexta-feira, devido ao mau tempo.


A queda de árvores e de estruturas e inundações foram as principais ocorrências relacionadas com o mau tempo, entre quinta e sexta-feira, no distrito de Beja, com o registo de um ferido grave.

Entre as 07,00 horas de quinta-feira e as 20,00 hora de sexta-feira o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS), registou 40 ocorrências no distrito de Beja.

Na quinta-feira registaram-se 24 quedas de árvores e de quatro estruturas, cinco limpezas de vias, uma inundação em habitações e um abatimento de terras, especificou o CDOS, em comunicado. Na sexta-feira o dia teve menos estragos e ocorrências, com o registo de 5 quedas de árvores.

Durante os dois dias, as ocorrências obrigaram à mobilização, de cento e cinquenta e seis bombeiros e de 70 viaturas.

O concelho e Beja, foi o mais fustigado, registando 8 quedas de árvores e de duas estruturas e duas limpezas de vias, obrigando à mobilização de perto de quatro dezenas de bombeiros e de 20 viaturas.

No distrito de Beja, as principais ocorrências verificaram em Beja, Almodôvar e Serpa.

A ocorrência mais grave verificou-se em Beja e provocou um ferido grave. O acidente ocorreu na Quinta de Santo António, na EN 260, a cerca de 8 quilómetros de Beja, na ligação a Serpa/ Espanha, onde se realizavam as provas do 43º Campeonato Nacional das Profissões, “SkillPortugal-Alentejo 2018”.

Com a força do vento, uma trave desprendeu-se de uma tenda de apoio à tenda principal onde decorriam os concurso de cozinha, a vítima foi uma mulher, de 37 anos, que estava no espaço e que foi de imediato transportada para o Hospital de Beja, tendo posteriormente sido transferida para o Hospital de São José, em Lisboa. Por precaução, o espaço acabou por ser evacuado e todas as pessoas saíram em segurança.

Em Almodôvar, na quinta-feira, o vento forte provocou a queda de árvores no recinto e o levantamento de telhas da cobertura de um dos blocos da escola, o que, por motivos de segurança, levou à suspensão das atividades e ao fecho do estabelecimento de ensino. durante o dia de sexta-feira continuaram as operações de limpeza na Escola Básica e Secundária, de forma a reabrir as portas na segunda-feira.

Em Serpa uma das quedas de árvores registou-se na EN 260, que levou ao corte temporária da rodovia, que liga a Portugal a Espanha. Não houve o registo de feridos.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg