Ferreira do Alentejo: Despiste de pesado transportando azeite, faz ferido leve.


Pesado de mercadorias espanhol, transportando azeite, capotou no IP8, na rotunda do futuro acesso à A2, junto à Malhada Velha, Figueira de Cavaleiros (Ferreira do Alentejo). É o segundo em menos de 24 horas.

Um individuo de 46 anos, de nacionalidade espanhola, condutor de um camião pesado de mercadorias transportando azeite, sofreu ferimentos leves, na sequência do despiste da viatura, tendo sido transportado para o Serviço de Urgência do Hospital de Beja, de onde já teve alta.

O acidente ocorreu cerca das 07,25 horas no Itinerário Principal (IP) 8, na rotunda de acesso ao futuro troço portajado da A2, perto da Herdade da Malhada Velha, na freguesia de Figueira de Cavaleiros, concelho de Ferreira do Alentejo, sendo Rafael Corcolis o único ocupante do veículo.

Apesar da GNR estar a investigar as causas do acidente, tudo aponta para que o excesso de velocidade esteja na origem do despiste, face à travagem no acesso à rotunda, a que se juntou o deslocamento da carga no interior do depósito cilíndrico.

O veículo pertencente a uma empresa espanhola de transportes a granel e fazia o transbordo de azeite de um lagar em Espanha, para uma unidade fabril na zona de Lisboa.

À entrada da rotunda, o trator virou para a direita, mas face à velocidade o reboque oscilou em sentido contrário, batendo com os rodados do lado esquerdo no lancil, levando ao capotamento, espalhando a carga pelo pavimento.

Fonte dos bombeiros disse ao Lidador Notícias (LN) que o condutor terá confessado que “vinha conduzindo pelo GPS e face ao nevoeiro que se abateu sobre aquela zona, foi surpreendido pela existência da rotunda”, concluiu.

O pesado ainda se encontra virado no IP8, estando o trânsito na rotunda a ser feito, de forma alternada, pela via norte/sul. No local estiveram 17 operacionais dos Bombeiros de Ferreira do Alentejo, GNR e Infraestruturas de Portugal, apoiados por 7 viaturas.

Este é o segundo pesado de mercadorias de matrícula e com condutores espanhóis que capotou em menos de 24 horas em estradas do distrito de Beja, depois de ontem, cerca das 15,05 horas na Estrada Nacional (EN)122, ao quilómetro 44,7, perto da Herdade da Cela, no concelho de Mértola, um veículo transportando mineiro, se ter virado e deixado o condutor com ferimentos graves.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg