Mértola: Segundo despiste com veÃculos pesados espanhóis de transportes de minério.
Despiste de veÃculo pesado de mercadorias de transporte de minério, entre Aljustrel e Huelva (Espanha), faz ferido grave. É o segundo no mesmo local em seis meses envolvendo pesados espanhóis.
Um cidadão espanhol de 39 anos, condutor de um de pesado de mercadorias, ficou encarcerado e sofreu ferimentos graves, na sequência do despiste da viatura, tendo sido transportado para o Serviço de Urgência do Hospital de Beja.
O acidente, cujas causas estão a ser apuradas pela GNR, ocorreu cerca das 05,20 horas, na Estrada Nacional (EN) 122, ao quilómetro 54,2, junto a Monte do Milhouro, no concelho de Mértola, sendo David Pacheco o único ocupante do veÃculo, que procedia de Espanha, tendo como destino as minas de Aljustrel.
O pesado galgou os rails metálicos de proteção e embateu violentamente num eucalipto que arrancou, danificando por completo a cabine, deixando o condutor encarcerado. O veÃculo pertence a uma empresa espanhola de transportes que faz o transbordo de minério das minas de Aljustrel para um complexo mineiro em Huelva (Espanha).
A vÃtima foi transportada para o Hospital de Beja, pelos Bombeiros de Mértola, com o apoio da VMER daquela unidade médica. No local estiveram 15 operacionais, de bombeiros, VMER e GNR apoiados, por cinco viaturas. A viatura foi retirada do local por uma grua de grandes dimensões cerca das 15,30 horas.
Este é o segundo acidente no espaço de seis meses com veÃculos pesados espanhóis fazendo o mesmo ripo de transportes e muito próximo do local onde, em 4 de abril, ocorreu o capotamento de outro veÃculo que deixou encarcerado um condutor espanhol de 28 anos.
Teixeira Correia
(jornalista)