Beja: Base Aérea 11 vai receber os novos helicópteros Koala Aw 119 da Força Aérea.
Conheça os Koala AW119, os novos helicópteros da Força Aérea. Divulgadas as primeiras imagens com a pintura oficial dos Koala AW119, que vão substituir os Alouette III, que operam a partir da Base Aérea 11, em Beja, e em uso desde a guerra colonial.
A Força Aérea revelou esta quarta-feira as primeiras imagens dos helicópteros Koala AW119 pintados com as cores e a Cruz de Cristo das aeronaves do ramo.
Portugal vai comprar pelo menos cinco Koala, mantendo-se a previsão de chegada até ao fim deste ano dos primeiros dois aparelhos, disse fonte oficial da Força Aérea.
Os Koala AW119MKII vão substituir os Alouette III da esquadra 552, que estão ao serviço da Força Aérea desde os tempos da guerra colonial em África.
Nos Estados Unidos está o núcleo inicial de pilotos e mecânicos a receber formação e tirar cursos de formadores junto do fabricante dos Koala, a empresa italiana Leonardo, para formarem os restantes elementos das tripulações da esquadra 552 – conhecida como Zangões – após o regresso a Portugal, adiantou o tenente-coronel Manuel Costa.
Com a chegada dos primeiros aparelhos – que virão desarmados – começa a chamada capacidade operacional inicial (IOC, sigla em inglês) dos Koala, na base aérea de Beja.
Os Koala AW119 operam de noite e virão equipados para apoiar as operações de combate aos fogos. Mas, em termos militares, esses helicópteros ligeiros podem cumprir as missões até agora desempenhadas pelos Alouette: instrução básica e avançada de voo, busca e salvamento, evacuação sanitária, patrulhamento e observação.
Capaz de transportar até sete passageiros ou uma maca e cinco passageiros, os Koala podem deslocar ainda 1400 quilos de carga suspensa.