Air Astana: Relatório preliminar do GPIAAAF põe em causa a manutenção.


Os dados são provisórios. No relatório sobre a emergência do passado domingo, é dito que as falhas detetadas no sistema de controlo do avião que aterrou em Beja podem ter sido causadas durante a manutenção.

Segundo a Antena 1, as falhas que provocaram a emergência no avião da Air Astana, no domingo, podem ter sido resultado da manutenção que foi feita ao aparelho nas OGMA.

A nota informativa divulgada esta manhã pelo Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAAF) assinala que “as evidências recolhidas até ao momento, e ainda sujeitas a confirmação em ensaios adicionais, sugerem a existência de falhas na configuração no sistema de controlo de pranchamento da aeronave, consistentes com eventuais perturbações desse sistema durante ações de manutenção“.

O avião descolou da base militar de Alverca do Ribatejo, distrito de Lisboa, onde realizou trabalhos de manutenção programada nas instalações da OGMA – Indústria Aeronáutica de Portugal (AIR ASTANA- Mapa sintese acidente).

Esteve algum tempo a sobrevoar a região a norte de Lisboa e Alentejo, numa trajetória irregular.

Acabou por aterrar cerca das 15h25, no aeroporto de Beja, com a ajuda de dois F16 da Força Aérea Portuguesa.


Share This Post On
468x60.jpg