Évora: Criado o primeiro Centro de Inovação Social no Alentejo.


Fundação Eugénio de Almeida criou o primeiro Centro de Inovação Social no Alentejo, localizado em Évora. A Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa,  Maria Manuel Leitão Marques, assinalou o seu arranque.

O Centro de Inovação Social ocupará um espaço da Fundação no centro histórico da cidade e propõe-se desenvolver um programa de ação diversificado e consistente de apoio e dinamização do empreendedorismo, inovação e investimento social na região do Alentejo, em articulação com instituições nacionais e internacionais, públicas e privadas.

O projeto é apoiado pela EMPIS/Iniciativa Portugal Inovação Social e dá continuidade ao trabalho desenvolvido pela Fundação Eugénio de Almeida na área do Empreendedorismo e Inovação Social junto de empreendedores, organizações sem fins lucrativos, empresas e outros agentes institucionais, aprofundando a relação de cocriação, colaboração multi-stakeholders e proximidade com às diferentes comunidades envolvidas.

Esta nova estrutura visa promover e apoiar projetos inovadores, com modelos de negócio sustentáveis, focados no impacto social e com potencial de escalabilidade, e que contribuam para solucionar os problemas dos territórios de baixa densidade.

É no campo da promoção, incubação e aceleração de iniciativas de empreendedorismo social – em paralelo com a continuidade do papel de facilitador e polinizador de todo o ecossistema de inovação social – que a Fundação continuará a empreender esforços.

A existência deste Centro de Inovação Social no Alentejo permitirá que o território fique dotado de uma estrutura-âncora que capacite, mobilize e acolha indivíduos, organizações, entidades públicas e sector privado, com o objetivo comum de promover soluções sociais inovadoras.

Maria do Céu Ramos, Secretária Geral da Fundação Eugénio de Almeida explica que «o Centro de Inovação Social trabalhará em conjunto com vários parceiros e irá constituir-se como um polo de apoio a empreendedores e outros atores regionais que pretendam testar, desenvolver ou consolidar iniciativas inovadoras para os problemas sociais, de natureza local ou regional típicos dos territórios de baixa densidade, e que possam escalar-se e produzir verdadeiro impacto».

Maria do Céu Ramos refere ainda que «o projeto valoriza as iniciativas com forte componente tecnológica, através de uma rede de parceiros altamente especializados, que permitirá que os produtos e serviços sejam desenvolvidos numa ótica de place-making, mas com elevada escalabilidade e relevante potencial de impacto social».

O Centro de Inovação Social da Fundação Eugénio de Almeida (CIS-FEA) irá desenvolver um conjunto de iniciativas para consciencialização da cultura de empreendedorismo, educar para o empreendedorismo, para promover novas soluções sociais – apoio à ideação, desenvolvimento, aceleração e incubação de novas Iniciativas de Inovação e Empreendedorismo Social (IIES) – e dinamizar uma rede multitemática e multissectorial que será um importante ativo para replicar processos de inovação e desenvolvimento social na região, e será a primeira estrutura no Alentejo focada no apoio e desenvolvimento de iniciativas de inovação e empreendedorismo social que irão contribuir para dirimir alguns problemas concretos dos territórios de baixa densidade.

Objetivos do Centro de Inovação Social do Alentejo

O vasto programa de atividades do Centro de Inovação Social propõe-se a criar uma dinâmica regional junto dos atores do setor social, da academia, do setor público e do setor privado, criando condições no ecossistema regional de empreendedorismo para que novas soluções sociais possam contribuir para resolver problemas societais dos territórios de baixa densidade.

O Centro de Inovação Social, através dos seus programas de capacitação, irá preparar atores, singulares ou institucionais, para o desenvolvimento de novas IIES e para o crescimento das mesmas.

Assim pretende-se alcançar impacto social positivo no público-alvo e consequentemente o impacto positivo decorrerá em setores da saúde, da segurança social ou do emprego, entre outras, através da conceção de novas IIES, do apoio ao seu desenvolvimento e crescimento.

A inauguração do Centro de Inovação Social do Alentejo coincide com o Encontro para a Inovação e Investimento Social no Alentejo, que terá lugar em Évora no dia 16 de novembro e contará com a presença da Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Drª Maria Manuel Leitão Marques que presidirá à sessão de abertura.

Para além da Fundação Eugénio de Almeida os investidores sociais do Centro de Inovação Social são a Decsis, a OutSystems, a Cisco, o Montepio Geral e a Ernest & Young.


Share This Post On
468x60.jpg