Cuba: PolÃcia Judiciária detém suspeito do crime de tráfico de pessoas.
A PolÃcia Judiciária (PJ) anunciou hoje a detenção de um homem por suspeitas da prática do crime de tráfico de pessoas para trabalhos agrÃcolas no Alentejo, onde viviam em “condições desumanas” e “sujeitas a ameaças”.
O homem, de 40 anos, foi detido na quarta-feira em cumprimento de um mandado de detenção emitido pelo Juiz de Instrução Criminal de Cuba, no distrito de Beja, adiantou à agência Lusa fonte da PJ.
Segundo mesma a fonte, o homem foi submetido a primeiro interrogatório judicial no Tribunal de Cuba, na quinta-feira, e saiu em liberdade sujeito à medida de coação de apresentações bissemanais às autoridades.
O homem foi detido no âmbito de uma investigação pelo crime de tráfico de pessoas no Alentejo, desenvolvida pela PJ na sequência de indÃcios sobre atividade suspeita associada a angariação de mão-de-obra no Leste da Europa e a exploração laboral, refere aquela polÃcia num comunicado enviado à agência Lusa.
As vÃtimas de tráfico de pessoas, homens e mulheres estrangeiros, respondiam, através da Internet, a propostas de emprego para trabalhos agrÃcolas no Baixo Alentejo e depois, já em Portugal, “ficavam privadas de documentação de identificação e de remuneração, sofriam ameaças e viviam em condições desumanas de habitabilidade” e com “alimentação deficiente”, explica a PJ.
No âmbito da investigação, a PJ realizou buscas que permitiram “apreender diversa documentação associada a fluxos financeiros provenientes da atividade”, deter o suspeito e constituir como arguidos uma mulher estrangeira e uma pessoa coletiva.