Beja: Gregos, Egípcios e Fenícios em Beja?. Organização da EDIA.
Gregos, Egípcios e Fenícios em Beja?. Intercâmbios Culturais na Planície. Exposição no Museu do Sembrano – Beja.
Fruto das intervenções arqueológicas promovidas pela EDIA no âmbito do Projeto de Alqueva, como medida de salvaguarda e de minimização dos impactes no Património Arqueológico, o conhecimento nesta área e desta região aumentou exponencialmente após os quase 2 mil sítios arqueológicos intervencionados.
Este conhecimento, para além de estar publicado em 18 volumes técnico/científicos, é igualmente disponibilizado publicamente em exposições e conferências temáticas regularmente promovidas pela EDIA.
É o caso da exposição “Sob a Terra e as Águas – Porque há sempre Novas Histórias para Contar…” patente ao público no Núcleo Museológico da Rua do Sembrano, em Beja, onde amanhã, quinta feira, dia 13 de dezembro pelas 21:30h, será inaugurada mais uma exposição deste ciclo, desta vez sob o tema: “Gregos, Egípcios e Fenícios em Beja?”.
Esta exposição será precedida da conferência “Um ainda Admirável Mundo Novo: Necrópoles rurais sidéricas dos plainos de Beja”, aberta ao público, e onde será orador Rui Mataloto, arqueólogo no Município de Redondo, investigador na área do Alentejo Interior sobre diversos temas, com particular enfoque na Idade do Ferro.
Nesta conferência será dada especial relevância ao conjunto de espaços funerários de características completamente novas e reveladoras de uma sociedade aberta, com uma identidade própria, revelando as dinâmicas produzidas pela integração do sudoeste peninsular num circuito de trocas comerciais e culturais que abrangia todo o Mediterrânico.
A organização é a EDIA, Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva, Câmara Municipal de Beja e Direção Regional de Cultura do Alentejo, com o apoio da Associação para a Defesa do Património Cultural da Região de Beja.
Esta exposição pode ser visitada de terça a domingo, entre as 9:30h e as 12:30h e das 14:00h às 18:00h.