Beja: Três detenções por tráfico de estupefacientes. Um quarto elemento atuava desde a cadeia.
A GNR deteve três pessoas por tráfico de estupefacientes. Ficaram em liberdade com apresentações perÃodicas. O venda a consumidores era controlada desde a cadeia.
Era um preso, marido e pai, de duas detidas, de 51 e 22 anos, respetivamente, por tráfico de estupefacientes, que controlava as vendas a partir do Estabelecimento Prisional de Beja. Além dos contatos pessoais nas visitas, era por via de um telemóvel introduzido de forma ilegal, no interior da cadeia, que o controle era feito.
Um individuo, com cerca de 25 anos, tido como o fornecedor, abalroou uma viatura da GNR, ao furar uma barragem dos militares, quando regressava da aquisição de estupefacientes feita numa aldeia, próxima de Portel, onde se abastecia desde o inÃcio de fevereiro, acabando por ser detido mais tarde.
As duas mulheres faziam a venda de haxixe numa aldeia do concelho de Beja, onde vivem, depois de se abastecerem em Beja, junto do indivÃduo, residente nesta cidade.
As detenções ocorreram ao final da tarde de sexta-feira, e foram realizadas por militares do Núcleo de Investigação Criminal de Beja da GNR. Ao individuo foram-lhe apreendidas 9 bolotas de haxixe, com um peso aproximado de 59 gramas, e às duas mulheres, 60 gramas de haxixe, 190 euros em dinheiro e uma caixa com munições calibre .22.
Presentes no sábado ao juiz de instrução criminal do Tribunal de Beja, que se encontrava de turno, os três detidos foram restituÃdos à liberdade, ficando a aguardar julgamento mediante diversas medidas de coação.
O individuo terá se apresentar todos os dias no posto da GNR, e as proibições de se ausentar da cidade de Beja e de contatar com as arguidas. Por seu turno estas ficaram sujeitas a apresentações bi-semanais no posto da Guarda da residência e proibidas de contar com o arguido.
De acordo com um comunicado de imprensa enitido na manhã de hoje pelo Núcleo de Comunicação e Relações Públicas do Comando Territorial de Beja, a investigação decorria “há cerca de um ano, os militares realizaram três buscas domiciliárias e uma em veÃculo”, que permitiram ainda, além do referido pelo Lidador NotÃcias, a apreensão de um veÃculo automóvel e nove telemóveis.
Teixeira Correia
(jornalista)