Campo Maior: Festas do Povo com entradas pagas. 4 euros por pessoa.
É uma decisão inédita. As Festas do Povo, que se realizam entre 22 e 30 de agosto, vão ser pagas em 2015. A entrada nas ruas floridas vai custar 4 euros por dia, enquanto o estacionamento passa a ser gratuito.
Os naturais do concelho de Campo Maior, residentes ou não, e os familiares, bem como os não naturais, mas com residência naquele município, estão isentas do pagamento de entradas.
A organização criou um bilhete para todo o certame ao preço de 10 euros, com as crianças até 10 anos de idade a não pagarem. Sensivel às necessidades e ao trabalho que as instituições de solidariedade promovem no concelho, a organização revelou que parte das receitas angariadas revertem para essas organizações.
João Rosinha, presidente da Associação das Festas do Povo, revelou ao JN que a decisão tomada assenta e dois pressupostos: “assegurar os custos da estrutura e garantir a estabilidade das festas”, lembrando que o custo do evento é de “um milhão de euros”, concluiu.
Rosinha justificou que as receitas com os espaços comerciais, parques, patrocínios e marchandising “ficavam muito aquém do necessário”, pelo que a cobrança de entradas “foi uma decisão ponderada e necessária”, rematou.
Em 2011, passaram por Campo Maior um milhão de visitantes e João Rosinha acredita que este ano, a quantidade de pessoas a visitar a cidade raiana “supere em muito (1,2 milhões) os números de há quatro anos”, desvalorizando a questão do pagamento.
Para o presidente da Associação, as Festas do Povo de 2015, têm “ruas ainda mais bonitas e com maior criatividade”, recordando que o processo de candidatura a Património Imaterial da Humanidade da UNESCO “vai ser oficializado em 2016” e será mais um chamariz.
Este ano, o lema das festas é “Amo Campo Maior” e a organização está a seleccionar uma entre 40 flores, concorrentes, a ser a imagem do certame, cuja inauguração deverá ser feita pelo Presidente da República, cujo convite vai ser oficializado nos próximos dias.
Teixeira Correia
(jornalista)