Beja: Condenados dois traficantes do Festival Sudoeste de 2017.


Dois indivíduos foram ontem condenados no Tribunal de Beja a penas de prisão. No Festival Sudoeste de 2017 montaram em tendas no parque de campismo da Herdade da Casa Branca, um “supermercado de droga”.

Dois perigosos cadastrados por tráfico de estupefacientes, que cumprem penas de prisão pelo mesmo tipo de crime, foram ontem (segunda-feira) condenados no Tribunal de Beja a 6 anos e 6 meses e a 5 anos de prisão, respetivamente, por delitos cometidos durante a realização do Festival Sudoeste de 2017.

David Marques, de 32 anos, residente nos Foros da Amora (Seixal), punido com a pena mais pesada, e Tito Baldé, de 24 anos, com morada em Lisboa, mas já com dez condenações, metade por tráfico de droga, são de tal forma perigosos que ouviram a leitura do acórdão, proferido pela juíza Carla Pereira, algemados e rodeados de guardas prisionais e agentes da PSP.

Durante o Festival, os dois indivíduos montaram diversas tendas no parque de campismo e nas árvores circundantes penduraram duas bandeiras com os dizeres “Firma Milionária” e “Margem Sul” para assim identificar os “supermercados de droga” existentes no espaço.

Em duas operações levadas a cabo na Herdade da Casa Branca, em Zambujeira do Mar, concelho de Odemira, durante o decurso do evento, militares do Comando Territorial de Beja da GNR apreenderam 95,772 gramas de cannabis suficiente para 8.122 doses individuais, 49 gramas de MDMA, para 235 doses individuais, 2,848 gramas de cocaína e 3.030 euros.

Para dissimular a maior parte dos estupefacientes, os dois indivíduos “abordaram e convenceram” duas raparigas menores, na altura com 17 anos, para lhes “guardarem” duas mochilas, sem lhes dizer o conteúdo. Na sequência da primeira busca feita pela GNR as mochilas foram encontradas na tenda das jovens, mas rapidamente os investigadores perceberam o “esquema” e horas depois fizeram nova busca no parque.

Em bolsas de cintura na posse dos dois arguidos, os militares encontraram diversos tipos de estupefacientes, e numa delas 2.210 euros em notas. Mas o engenho dos indivíduos para dissimular a droga foi ao ponto de terem enterrado no solo, em local próximo do acampamento da “Firma Milionária” foram encontrados diversos sacos com cannabis.

Em 5 de agosto de 2017 foi aplicada aos dois arguidos a medida de coação de prisão preventiva, mas por não ter sido deduzida acusação foram libertados em janeiro de 2018, encontrando agora presos à ordem de outros processos de tráfico de estupefacientes.

Balanço da operação “Sudoeste 2017”

Durante a operação que decorreu entre 1 e 6 de agosto, e direcionada para a segurança e policiamento, e empenhou diariamente 120 militares das várias da Guarda, foram detidas 14 pessoas, dez homens e 4 mulheres com idades compreendidas entre os 17 e os 30 anos.

Acusados do tráfico de estupefacientes a dois dos detidos foi aplicada a medida de coação de prisão preventiva e os restantes ficaram sujeitos a termo de identidade e residência, tendo sido ainda elaborados 8 autos de contraordenação por consumo de estupefacientes, além da apreensão de diversas quantidades de droga e dinheiro.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg