Beja: Presidente da Câmara recebe responsáveis da Força Aérea e Estabelecimento Prisional.


O Presidente da Câmara Municipal de Beja recebeu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o comandante da Base Aérea 11, Coronel Paulo Costa e a Diretora do Estabelecimento Prisional, Drª. Adélia da Palma, que recentemente tomaram posse dos cargos.

O Lidador Notícias (LN) marcou presente no ato e antes da troca de impressões entre Paulo Arsénio e o Coronel Paulo Costa, questionou o presidente da autarquia sobre se o encontro seria o “reatar de relações com a BA11, depois de um período mais crispado entre as duas instituições, de onde tinha ressaltado a ausência da tomada de posse do novo comandante da unidade”.

“Não temos tido relações conturbadas com a Força Aérea (FAP), sempre foi uma relação de amizade, proximidade de trabalho conjunto.

Grandes desafios aguardam a Força Aérea e a Câmara Municipal nos próximos dois anos. Em 2020, durante o mês de maio, vai decorrer na Base Aérea (BA) 11 o “Tiger Meet” uma iniciativa de grande envergadura, que articulamos com a FAP a receção de centenas de pilotos no município.

Vai ser o ano da mudança da Esquadra 101 de Sintra para Beja, com o preenchimento do Bairro e uma maior dinamização da BA11, embora a Esquadra 552 passe para Sintra, mas com grande diferença de efetivos de cada uma das esquadras. Num futuro próximo os C295 poderão vir do Montijo para Beja.

A Câmara Municipal de Beja vai estar ao lado da Força Aérea e da BA11 para que as mudanças que se perspetivam corram pelo melhor”.

Em entrevista que o Lidador Notícias concedida pelo comandante da BA11, este afirmou que a Força Aérea e a autarquia defendem os mesmos interesses, visando a promoção e evolução da cidade e do concelho. Tendo o LN solicitado ao presidente da Câmara um comentário sobre o assunto.

“Nós temos muito orgulho, e temo-lo repetido em várias ocasiões e não são palavras de circunstâncias, em termos no nosso concelho quer a Força Aérea quer o Exercito. Termos duas das mais prestigiadas instituições militares e uma maravilha e estas relações só têm que ser fortalecidas.

As pessoas da cidade e do concelho gostam da Força Aérea e de tido o que aqui tem desenvolvido e temos também alguns desafios para resolver e alguns difíceis porque bem tudo é fácil. A questão da “Torre” do Bairro da Força Aérea é um desses desafios que estivemos à beira de ter resolvido, mas que vamos procurar reabilitar aquele espaço. E quando digo vamos, é com o apoio da Câmara Municipal, mas que não sendo da autarquia, é um dos edifícios mais emblemáticos em Portugal, em termos de desenho e de arquitetura e que interessa devolver à habitabilidade, seja por militares ou civis”.

Depois foi a receção da Diretora do Estabelecimento Prisional de (EPBeja) Beja, Drª. Adélia da Palma, antiga adjunta do diretor do Estabelecimento Prisional do Pinheiro da Cruz, que tomou posse no cargo no passado dia 1 de outubro, substituindo José Messias Pereira que exerceu o cardo de 1 de setembro de 2016.

Na sua página de facebook, o presidente da Câmara de Beja revelou que com Adélia da Palma “foi abordada a celebração de protocolo entre a CM Beja e o EPBeja para inserir, em determinados momentos, reclusos em fim de cumprimento de pena na execução de serviços pontuais de que o município necessite”.

Quanto à estrutura dirigente do EPBeja, como adjunta da nova direta continua Ana Raquel Soudo, que tinha exercido o cargo com José Messias Pereira. Recorde-se que a última mulher que dirigiu o EPBeja, foi Joaquim Malacueco que este no cargo durante 17 anos, tendo saído em julho de 2013.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg