Mértola: Festival Islâmico leva à Vila- Museu mais de 50 mil visitantes.


A 8ª edição do Festival Islâmico de Mértola que se realiza até domingo, numa organização da Câmara Municipal, continua a ter como grande aposta “a valorização e divulgação da herança islâmica da Vila-Museu”.

MÉRTOLA- Festival1 Islâmico_800x800Ao souk (mercado), a grande atração do evento, que se estende por várias ruas da parte velha da vila, juntam-se a música, exposições, conferências e a gastronomia, que vão levar a Mértola mais de 50 mil visitantes.

Ontem na inauguração do certame, Jorge Rosa, presidente da Câmara de Mértola, sustentou que este ano o Festival “tentará dar um forte contributo à tolerância e à multiculturalidade entre os povos”. O edil considerou que “num mundo cada vez mais dividido e extremado, estes pequenos, mas significativos contributos poderão fazer a diferença”, concluiu.

Perante várias entidades convidadas que marcaram presença na inauguração do 8º Festival Islâmico, Jorge Rosa, fez questão de deixar “um grande agradecimento” aos mertolenses que se “empenharam fortemente” na ajuda que a iniciativa seja de novo um “enorme êxito”.

MÉRTOLA- Festival2 Islâmico_800x800O projeto Festival Islâmico nasceu em 2001 e tem realização bianual e desde o início que tem assumido um papel de relevância fundamental na economia local.

Ontem  a autarquia inaugurou uma réplica de uma casa islâmica (século XII), no bairro da Alcáçova do Castelo, “um espaço interpretativo que permite perceber as intervenções arqueológicas realizadas no local ao longo de mais de três décadas”, sustenta o município.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg