Serpa: Seis dos 19 infetados com Covid-19, dados como recuperados.


A Câmara Municipal de Serpa revelou esta quarta-feira que seis dos 19 infetados do concelho, foram hoje dados como recuperados, estando entre eles uma octogenária utente do lar de Vila Verde de Ficalho.

A informação da edilidade da “Cidade Branca” surge depois da comunicação recebida da Unidade de Saúde Pública.

O presidente da autarquia assume que na totalidade o concelho tem 19 casos positivos, 18 em Vila Verde de Ficalho e um na cidade de Serpa, congratulando-se com “a boa notícia que foi o anunciou da recuperação dos seis munícipes”, justificou Tomé Pires.

O primeiro alerta aconteceu no chamado “dia das mentiras”, 1 de abril, quando foi tornado público o caso positivo de uma mulher de 80 anos, utente do lar do Centro Social de São Jorge e Senhora das Pazes, em Ficalho, vila fronteiriça com Rosal de la Frontera (Espanha) que tinha sido internada no dia anterior no Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja.

Quatro dias depois o município já registava 13 casos, sendo que doze estavam localizados na vila raiana, e para além da octogenária, outros casos teriam resultado de uma confraternização ocorrida dias antes. A 9 de abril o concelho atingiu o pico máximo da pandemia e registava 17 casos, sendo que dezasseis estavam radicados em Vila Verde de Ficalho.

O caso mais marcante dos seis recuperados foi o da utente do lar que foi admitida no Hospital de Beja a 31 de março, onde se manteve internada até ao dia de 15 abril. A octogenária que foi a primeira utente de um lar no distrito de Beja a dar positivo para Covid-19, foi também o primeiro doente a ser dado como recuperado na unidade hospitalar bejense.

O principal fator de controlo da expansão da infeção esteve na forma como a Câmara Municipal de Serpa atacou a situação desde 11 de março, dia em que a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o surto como pandemia. Desde a ativação dos vários planos, à criação de medidas de recuso e combate à pandemia e aos apoios sociais. “Todas estas medidas foram pensadas tendo em conta as novas dificuldades dos nossos munícipes, da nossa sociedade e das nossas instituições”, resumiu Tomé Pires.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg