Covid-19: Novos casos positivos em Amareleja (Moura). São agora 10, num total de 19.


Aumentou o número de casos positivos de covid-19, em Amareleja, concelho de Moura. Taberna típica encerra nas festas da cidade para proteger os cidadãos.

Há mais 3 novos casos de covid-19 no concelho de Moura, sendo dois em Amareleja e um em Santo Aleixo da Restauração, elevando para 19 os casos ativos naquele município da Margem Esquerda do rio Guadiana, no distrito de Beja.

Amareleja, onde no dia 1 de agosto de 2003 os termómetros registaram 47,4 graus, a temperatura mais elevada de sempre em Portugal, continua a ser o caso mais preocupante no concelho mourense, onde desde o passado dia 6 de junho, já foram detetados 10 casos positivos.

De acordo com a revelação feita da manhã desta quinta-feira pelo Serviço Municipal de Proteção Civil de Moura (SMPCM), “na sequência dos 43 testes à covid-19 realizados em Amareleja, foram confirmados pela Autoridade de Saúde Pública da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo /ULSBA) três novos casos positivos, sendo um residente na freguesia de Santo Aleixo da Restauração”, acrescentando que o concelho conta com “19 casos ativos, sendo 7 em Moura, 10 em Amareleja, 1 em Póvoa de São Miguel e 1 em Santo Aleixo da Restauração”, remataram.

No Município de Moura, dos 19 casos positivos, há um internado, e por contatos diretos com casos confirmados como positivos, há 58 pessoas em vigilância ativa no domicílio, havendo a registar um total de 82 pessoas recuperados, o que 101, o total de casos positivos naquele concelho desde o início da pandemia.

No próximo domingo realiza-se a tradicional procissão em Honra de Nossa Senhora do Carmo, padroeira do concelho de Moura, mas rodeada de grandes medidas de segurança determinadas pela autarquia e serviço de Proteção Civil. Desde a saída até ao regresso à Igreja do Carmo, andor vai percorrer quatro dezenas de artérias da cidade, sendo transportado numa viatura do Corpo dos Bombeiros, sendo proibido existirem pessoas a acompanhar o cortejo, sendo feita a transmissão televisiva da procissão através das redes sociais.

Proprietários de taberna típica encerram espaço para “defender a saúde de todos”

A realização das festividades em Honra de Nossa Senhora do Carmo, levou os proprietários da Taberna dos Quarteis, a encerrar o estabelecimento o que labora em espaço autárquico entre amanhã e domingo por preverem que “haverá uma maior procura por parte dos munícipes”.

Pedro Correia e Veras Marques, donos do espaço, emitiram um comunicado na página de facebook onde justificam que “a possibilidade de aglomerados era real e a nossa consciência falou mais alto, decidimos que esta era melhor solução perante o flagelo que assola no nosso concelho”, lembrando que esta a forma encontrada para “agradecer a condescendência e proteção concedida pela autarquia no período de confinamento, com as rendas e licenciamento de esplanada e que esta é a altura de retribuir a ajuda, por Moura e pelo Concelho”, rematam.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg