Covid-19: Concelho de Beja com nova “explosão” de casos.


Entre 11 e 17 de dezembro há 46 novos infetados no concelho de Beja. Município pode passar para risco elevado, o que obriga ao cumprimento mais restritivas de circulação. Situação em Vidigueira agrava-se e em Serpa há uma ligeira melhoria.

O concelho de Beja conheceu nas últimas 24 horas, um agravamento da situação de infetados de covid-19, com a revelação através do relatório diário da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo ULSBA), de 21 novos casos positivos, registando agora 87 infetados. Segundo os dados da ULSBA, entre 11 e 17 de dezembro, o Município registou 46 novos infetados.

O presidente da Câmara Municipal justificou que “recebi o relatório (Relatório Diário 17-12-2020-1) e fiquei preocupado com esta nova “explosão”, mas não conheço os casos e os locais em concreto. Não fui informado pelas autoridades locais de saúde”, deixando transparecer que a situação do Município “pode gravar-se e sofrer medidas mais apertadas, com uma nova classificação de risco”, concluiu. Fonte DGS- atualizado em 09/12/20 (Nota: os concelhos desta vão ser revistos): https://www.sns24.gov.pt/tema/doencas-infecciosas/covid-19/estado-de-emergencia/concelhos-com-risco-elevado/.

Na terça-feira foi conhecido um novo surto numa IPSS, no seio do Lar de Crianças e Jovens em Risco da Fundação Manuel Gerardo de Sousa e Castro, em Beja, que afetou três meninas e quatro funcionários. A instituição tem 33 crianças entre os 6 e os 18 anos oriundas de famílias problemáticas e desestruturadas e 19 funcionárias, tendo fonte da fundação assegurado ao Lidador Notícias (LN) que “foram feitos testes e não existem novos casos”, remataram.

Também uma agremiação desportiva da cidade de Beja se viu a braços com um caso positivo com um futebolista que “arrastou” consigo 32 pessoas, entre atletas e dirigentes para o isolamento profilático.

Em comunicado o Despertar Sporting Clube informou que “foi detetado um caso positivo no elenco do seu plantel sénior, que se encontra assintomático e a cumprir isolamento”, acrescentando o clube bejense que este ano celebra o Centenário que “estão suspensas as atividades nos escalões Seniores e Sub23 por tempo indeterminado”, tendo a a situação sido comunicada à Associação de Futebol de Beja, bem às autoridades locais de saúde.

Segundo apurou o LN, o futebolista em causa é um jovem açoriano que foi fazer um teste para poder viajar para a sua terra, cujo teste se mostrou positivo para covid-19. Face à situação 23 jogadores seniores, 5 sub23 e 4 dirigentes, vão manter-se e isolamento profilático até ao próximo dia 28, estando a aguardar informações da ULSBA para efetuar testes de despistagem da covid-19.

Também na Escola Superior Agrária (ESA) do Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) há pelo menos um caso positivo, que está a causar “um forte alarmismo” disse sob anonimato um aluno que acrescentou que “está tudo em surdina. Já estão a fazer desinfestações”, rematou.

O LN colocou diversas questões aos Serviços de Comunicação do IPBeja, mas até ao momento não recebeu qualquer resposta.

Para além do caso de Beja, também Vidigueira a situação é muito preocupante, já que no mesmo período de 11 a 17 de dezembro, o Município passou de 6 para 40 infetados. Em Serpa, que já registou 141 casos, a situação teve uma ligeira melhoria, apresentando 3 doentes recuperados, mas conheceu mais uma vítima mortal, sendo agora 12.

Nos treze concelhos na área de intervenção da ULSBA, exceto Odemira, 331 casos ativos, estando 13 doentes na enfeira e 1 na Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital José Joaquim Fernandes, m Beja. No total há o registo de 49 mortes, 22 dos quais em Beja e 12 e Serpa.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg