Pandemia: Casos de covid-19 continuam a aumentar em Vidigueira e Beja.


De acordo com os relatórios diários da ULSBA, o número de infetados subiu 87,8% no concelho de Vidigueira e 33% no de Beja. Há no Município de Vidigueira 93 casos ativos e 120 no de Beja.

Continua a ser preocupante a situação nos concelhos de Vidigueira e Beja, face à constante subida de casos de covid-19 nos últimos dias em particular nas últimas 48 horas. Dos 56 novos casos confirmados nas últimas 24 horas na área de intervenção da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), que corresponde a 13 concelhos do distrito de Beja, exceto Odemira, 25 foram no concelho de Vidigueira e18 no de Beja.

De acordo com os relatórios diários da ULSBA, o número de infetados subiu 87,8% no concelho de Vidigueira e 33% no de Beja. Entre as 24,00 horas de quinta-feira e as 24,00 horas de ontem o número de casos ativos no Município de Vidigueira subiu de 50 para 93 e no de Beja passou de 90 para 120 infetados.

No início do mês de dezembro o Município da “Vila dos Gamas”, como é conhecida Vidigueira, este era um dos que apresentava um baixo número de casos, com 7 doentes com a covid-19. Mas um surto em Vila de Frades, a escassos 3 quilómetros da sede de concelho levou a que os casos também aumentassem na vila e regista uns assustados 93 infetados.

Também no Município de Beja, a situação piorou nos últimos dias, depois de terem sido detetados diversos casos no Lar de Crianças e Jovens em Risco da Fundação Manuel Gerardo de Sousa e Castro, no Instituto Politécnico de Beja, que já atinge as quatro escolas, e no Despertar Sporting Clube, que levou à suspensão das atividades no seio da agremiação. O concelho tinha ultrapassado as graves situações que, entre meados de outubro e novembro, se viveram nos lares da Mansão de São José e do Centro Paroquial e Social do Salvador, onde se registaram 16 das 22 mortes já registadas.

Para além dos casos de Vidigueira e Beja, outro Município que tem centrado as atenções das autoridades de saúde é o Serpa, que já registou 141 casos, tendo a situação registado uma ligeira melhoria, apresentando 11 doentes recuperados, registando 130 infetados. Desde que no 24 de novembro foi conhecido o surto no lar da Santa Casa da Misericórdia de Serpa, já faleceram 13 utentes.

A ULSBA revelou que os 56 novos casos, geram o número de 411 infetados ativos, num total de 1.669 desde o início da pandemia em março, estando agora 21 doentes internados em enfermaria e dois na Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja. No total de óbitos há o registo de 51 mortes por covid-19, 22 dos quais em Beja e 14 e Serpa.

Teixeira correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg