Manuel Santos, o homicida confesso do amigo Francisco Ferro, foi na tarde desta sexta-feira condenado a 14 anos de prisão pelo crime de homicídio simples. Os dois filhos vão receber 110 mil euros de indemnização.
“Blé Açorda” como é conhecido, de 59 anos, foi absolvido dos crimes de homicídio qualificado agravado e de detenção de arma proibida, tendo o Coletivo de Juízes “seguido” a proposta do Procurador do Ministério Público relativo à qualificação do homicídio e condenou o arguido na pena de 14 anos, a dois do limite máximo do previsto no tipo de crime.
Os filhos pediam 105 mil euros de indemnização cada um, acabando a juiz presidente, Ana Batista, por atribuir 110 mil euros no total. O arguido vai continuar em prisão preventiva a aguardar o trânsito em julgado do acórdão.
O crime ocorreu cerca das 13,30 horas do dia 26 de maio do ano passado, na casa do arguido, em Beja, tendo a vítima sido atingido com seis facadas na zona do tórax e abdómen, que lhe perfuraram o pulmão e o diafragma do lado direito e lhe provocaram a morte. Depois saiu de casa e entregou-se na Esquadra da PSP da cidade, onde confessou o crime.
Teixeira Correia
(jornalista)