A Câmara Municipal de Aljustrel viu contempladas propostas no novo Guia de Serviços Educativos do Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal.
Foi apresentado ontem o Guia de Serviços Educativos 2021-2022 (Recursos Presenciais e Não Presenciais) do Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal, do qual o Município de Aljustrel faz parte.
Este guia pretende, na verdade, “continuar a dar resposta às necessidades das escolas”, nomeadamente no que diz respeito “à organização de visitas ao terreno” e a “outras experiências formativas”, embora que condicionadas ainda pela situação pandémica atual.
Todos os interessados podem, assim, consultar este guia através do seguinte endereço: https://issuu.com/roteirodeminas.pt/docs/serv_educativos_roteiro_minas_2021-2022. Aqui poder-se-á encontrar a oferta dos diferentes parceiros e um conjunto de recursos que contemplam diversas propostas de atividades pedagógicas.
Em Aljustrel este guia apresenta quatro propostas presenciais diferentes: “Workshop de Ânforas e Lucernas”, “Turista por Um Dia – Percurso Mineiro”, “Viagem às Nossas Origens” e “Aljustrel tem uma Mina”. E mais quatro propostas não presenciais, nomeadamente através do visionamento de filmes, documentários e vídeos. São elas: “Município de Aljustrel – 5000 anos de História”, “Minas”, “O Grupo Coral do Sindicato Mineiro de Aljustrel” e “Teatro de Fantoches – Um dia Verdadeiramente Extraordinário na Vida de Manuel Mineiro”.
O objetivo de todas estas atividades é dar a conhecer a história e importância do património mineiro, mas também a identidade desta terra, mostrando as suas mais-valias. Propostas, estas, que podem abarcar diferentes disciplinas e que são direcionadas para várias faixas etárias e diferentes ciclos de ensino.
Recorde-se que este guia contempla um diferenciado leque de atividades e em diferentes pontos do país, refletindo uma grande diversidade, o que permite proporcionar experiências enriquecedoras e únicas.
O Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal é uma iniciativa conjunta da Direção Geral de Energia e Geologia – DGEG, EDM – Empresa de Desenvolvimento Mineiro S.A e de 41 entidades, pretendendo, entre outros objetivos, “contribuir para o desenvolvimento local através de iniciativas de salvaguarda e rentabilização do património geológico e mineiro, assim como a promoção do conhecimento científico nas áreas em que essas entidades intervêm”.