O Tenente-coronel Rogério Copeto, é o novo comandante do Centro de Formação da Figueira da Foz (CFFG) da Guarda Nacional Republicana (GNR). O oficial, de 52 anos, é natural de Évora, e toma amanhã posse do cargo.
O novo comandante do CFFG da GNR, foi aluno da Academia Militar entre outubro de 1993 e 1998, e depois de concluÃdo o Curso de Oficiais, exerceu até outubro de 2000 o cargo de comandante de Pelotão nos Curso de Formação da Guarda, no então Agrupamento de Instrução de Portalegre.
Rogério Copeto, foi entre 2001 e 2010, comandante dos Destacamentos Territoriais de Fronteira, Estremoz e Évora. Depois de passar por outras funções, exerceu entre 2013 e 2015 o cargo de Oficial de Relações Públicas do Comando Territorial de Évora (CTÉvora). Com a promoção à patente de Tenente-coronel, o oficial foi colocado no Comando Geral da Guarda onde assumiu o lugar de Chefe de Divisão de Ensino/ Comando de Doutrina e Formação.
Cinco anos depois de ter deixado o CTÉvora, em 21 de outubro de 2020, o Tenente-coronel Rogério Copeto, regressou àquela unidade para assumir o cargo de segundo-comandante e de porta-voz do comando, estas últimas funções que já desempenhava antes de rumar a Lisboa.
O novo comandante do Centro de Formação da Figueira da Foz, assume o cargo um dia depois de se ter realizado a incorporação do 46º Curso de Formação de Guardas, composto por 327 guardas-provisórios, num curso que terá a duração aproximada de oito meses.
No dia 15 de dezembro de 2015, o oficial foi condecorado pelo então Comandante-Geral da Guarda, Tenente-General Silva Couto, com a Medalha de Serviços Distintos Grau Prata.
As funções de porta voz (Relações Públicas) da GNR de Évora, são assumidas pelo Capitão Ricardo Pasadas, Comandante do Destacamento de Trânsito de Évora, oficial que comandou o Destacamento Eventual de Trânsito da Volta ao Alentejo de 2021.
Teixeira Correia
(jornalista)