Apreendidas quatro viaturas, duas furtadas e duas por questões tributárias, no que começou por ser uma ação de fiscalização ambiental a um estabelecimento de reparação automóvel em Trigaches.
Uma ação de fiscalização ambiental a um estabelecimento de reparação automóvel levado a cabo por elementos do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) da GNR do Comando Territorial Beja (CTBeja) redundou na apreensão de quatro viaturas, duas furtadas e duas por questões tributárias.
A recuperação e apreensão dos quatro veÃculos foi feita através de militares do Destacamento Territorial de Beja (DTB) e levada a cabo numa oficina auto na freguesia rural de Trigaches, no concelho de Beja. Durante a operação foi detetada uma moto-quatro, que tinha sido furtada em Serpa há 11 anos e um veÃculo ligeiro de passageiros, com matrÃcula espanhola que havia sido subtraÃdo no paÃs vizinho.
Em coordenação com as Autoridades Tributárias e Aduaneiras de Cuba e Palmela, por questões fiscais, foram apreendidos um outro veÃculo de passageiros e um veÃculo pesado de transporte de passageiros.
O responsável do estabelecimento, um individuo de 39 anos, foi constituÃdo arguido tendo sido sujeito ao termo de identidade e residência (TIR), tendo a GNR remetido os factos ao Tribunal Judicial de Beja.
Mas a ação da GNR não se ficou por aqui, já que da fiscalização ambiental ao estabelecimento visado, resultou a elaboração de quatro autos de contraordenação por ausência de licenciamento e incorreto tratamento de resÃduos.
Além dos operacionais do NPA e DTB, a GNR empenhou militares do Núcleo de Investigação Criminal de Beja, elementos responsáveis por se apurar os furtos das duas viaturas apreendidas.
Teixeira Correia
(jornalista)