Beja: Adjudicada obra do Museu Regional Rainha D.Leonor.


A direção da APT-Associação Portas do Território, deliberou a adjudicação da obra do Museu Regional Rainha D.Leonor, seguindo a indicação de Relatório Final de análise do concurso.

A “Associação Portas do Território”, foi uma parceria criada entre a Diocese e a Câmara Municipal de Beja destinada a valorizar os recursos existentes e a concorrer aos fundos comunitários para a salvaguarda e a promoção do património.

Da sua presença da reunião, o presidente do Município de Beja deu conhecimento que “com IVA o investimento de recuperação do Museu irá ascender a pouco mais de 1.500.000 euros”, sendo o valor “suportado por fundos comunitários e pela Câmara Municipal de Beja e Direção Regional de Cultura do Alentejo na contrapartida nacional não financiada”, concluiu.

Paulo Arsénio revelou que a assinatura do contrato, “vai ocorrer ainda este ano, não sendo sujeito a fiscalização prévia do Tribunal de Contas”, sustentando que é expectável que “em janeiro ou em fevereiro de 2022 o início das obras com duração prevista de 18 meses”, acrescentando que “valorizar o Museu é valorizar, de sobremaneira, Beja”, rematou.

O edil assegurou aos munícipes que da parte da autarquia “temos colocado o nosso mais forte empenho neste processo desde 2019, assumindo todas as nossas responsabilidades e indo para além delas”, recordando que a intervenção agora proposta “praticamente triplica em valor a prevista pela CIMBAL antes da transferência do Museu em dezembro de 2019”, justificou.

Segundo Paulo Arsénio, “procedeu-se a uma profunda revisão do projeto inicial, fez-se a candidatura a financiamentos da obra, lançou a APT um primeiro concurso que ficou deserto e à segunda foi a Associação bem-sucedida”, sustentando que a esta faze do projeto “em 2022 perspetiva-se o início de obras de requalificação, com várias benfeitorias, do nosso Museu Regional”, rematou.

Desde fevereiro de 2019 que o Museu Regional Rainha D. Leonor integra a rede sob responsabilidade do Ministério da Cultura (MC), deixando a alçada da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL), numa gestão partilhada entre a Câmara Municipal de Beja e a Direção Regional de Cultura do Alentejo.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg