Realiza-se amanhã, pelas 15,00 horas, a cerimónia de tomada de posse do novo Comandante do Comando Territorial de Beja, Tenente-coronel Frederico Galvão da Silva, de 46 anos, natural de Vidigueira. Já foi 2º comandante da unidade.
Preside à cerimónia o Comandante-Geral da Guarda Nacional Republicana, Tenente-general Rui Clero, que irá conferir posse, e que terá lugar nas instalações do Comando da Unidade. De referir que o oficial é natural da Vidigueira e nasceu no dia 21 de novembro de 1974.
O Tenente-coronel Frederico Galvão da silva, substituiu no cargo o Coronel Altide Cruz que tinha tomado pose do cargo no dia 2 de novembro de 2020, vindo do Centro de formação da Guarda de Portalegre, que foi nomeado para uma missão junto da União Europeia.
É licenciado e mestre em Ciências Militares, na especialidade de Segurança, pela Academia Militar, mestre em Medicina Legal e Ciências Forenses, pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, e mestre em PolÃtica de Defesa e Segurança Internacional, pela Faculdade de Ciências PolÃticas e Sociologia da Universidade Complutense de Madrid, Espanha.
Ingressou no quadro permanente da Guarda Nacional Republicana em 1994, tendo desempenhado diversas funções ao longo da sua carreira profissional, de entre as quais se destacam: Comandante da Guarda Presidencial, do Esquadrão Presidencial do Regimento de Cavalaria, do Pelotão do Regimento de Cavalaria do Pelotão a Cavalo e Interino do Esquadrão de Cavalaria da Brigada Territorial nº 3.
No Comando Territorial de Beja já primeiro Chefe da Seção de Recursos Humanos e Justiça do Comando Territorial de Beja e depois 2.º Comandante.
Sobre o Comando Territorial de Beja
É uma unidade com sede na cidade de Beja e é responsável pelo cumprimento da missão da GNR neste distrito. Tem como missão garantir as condições de segurança que permitam o exercÃcio dos direitos, liberdades e garantias dos cidadãos, garantir a ordem e a tranquilidade pública e a segurança e a proteção das pessoas e dos bens, prevenir a criminalidade em geral, desenvolver as ações de investigação criminal e contraordenacional, zelar pelo cumprimento das leis e regulamentos relativos à viação terrestre e aos transportes rodoviários, promover e garantir a segurança rodoviária e manter a vigilância e a proteção de pontos sensÃveis. Integra um Destacamento de Intervenção, um Destacamento de Trânsito e ainda de cinco Destacamentos Territoriais, designadamente: Almodôvar, Aljustrel, Beja, Moura e Odemira, dispondo cada um deles de vários Postos Territoriais, num total de 35.