Rui Rio escolheu de novo, repetindo 2019, Henrique Silvestre como o cabeça de lista do PSD pelo CÃrculo de Beja. Gonçalo Valente, a escolha das concelhias de Beja e Ourique não foi aceite.
Em comunicado, o Partido Social Democrata (PSD) revelou que no âmbito da competência que a Comissão PolÃtica Nacional (CPN) lhe atribuiu, o Presidente do partido escolheu os nomes dos candidatos que serão cabeças de lista pelos vários cÃrculos eleitorais à s próximas eleições legislativas de 30 de janeiro.
Esta tarde terá ainda lugar uma reunião da Comissão PolÃtica Nacional para aprovação da totalidade dos candidatos, cujos nomes serão submetidos a aprovação final, em Conselho Nacional do Partido, a realizar mais tarde, pelas 21h00, em Évora.
Tal como em 2019, Rui Rio escolheu Henrique Silvestre, 33 anos, Engenheiro agrónomo, Empresário AgrÃcola, como o cabeça de lista do PSD com vista à s Eleições Legislativas de janeiro de 2022. Em 2019, com este mesmo candidato o PSD conseguiu o 3º lugar com 13,29% em resultado de 8.544 votos não elegendo qualquer deputado, muito longe dos seus mais diretos opositores locais PS (40,71%, 26.161 votos e 2 deputados) e CDU (22,80%, 14.655 votos e 1 deputado). Em 2015 o PSD conseguiu 20,11%, 14.980 votos e elegeu como deputada Nilza de Sena.
O nome de Gonçalo Valente, presidente da Distrital de Beja do PSD, foi o escolhido pelas concelhias de Beja e Ourique como cabeça de lista. A última palavra é do presidente do partido.
Recorde-se que nas reuniões da passada semana das concelhias de Beja e Ourique, o nome de Gonçalo Valente foi o votado para ser apresentado como cabeça de lista pelo CÃrculo do Distrito à Eleições Legislativas de 30 de janeiro de 2022, que não acolhido por Rui Rio.
Em Beja foi também votado o nome de Pinela Fernandes, presidente da Concelhia de Beja e da Mesa da Assembleia Distrital, mas o advogado não está de momento disponÃvel para assumir qualquer compromisso com vista ao ato eleitoral.
Pelo cÃrculo de Beja já são conhecidas as candidaturas de João Dias (CDU), José Esteves (BE) e João Aiveca Caseiro (Livre).
Teixeira Correia
(jornalista)