Natalidade: Em 2021 nasceram na Maternidade do Hospital de Beja mais 20 bebés do que em 2020.


No ano passado nasceram 1.012 bebés na maternidade do Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, mais 20 do que em 2020, mas menos 16 do que em 2019. Alterada a tendência de diminuição revela dos três primeiros trimestres.

Na Maternidade do Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, em 2021 nasceram 1.012 bebés nos 1.006 partos que foram realizados, o que significa que em seis desses partos as parturientes deram à luz gémeos. Sete dos bebés nascidos resultaram de partos com menos de 32 semanas de gestação. Do total de bebés nascidos, 28,3% ocorreram com recurso a cesariana.

Comparativamente com o ano anterior, em 2021 nasceram mais 20 bebés, uma vez que em 2020 nasceram 992, foram realizados mais 26 partos, num total de 980 do ano passado, sendo em doze desses partos as parturientes deram à luz gémeos, mais 6 do que em 2021. Tal como no ano passado, em 2020 sete dos bebés nascidos resultaram de partos com menos de 32 semanas de gestação. Do total de bebés nascidos, 29,9 % ocorreram com recurso a cesariana.

Em 2019, foi dos três, o ano que nasceram mais bebés, com o registo de mais partos, mais cesarianas e menos bebés com menos de 32 de gestação. No total de 1012 partos realizados, nasceram 1.028 bebés, sendo em dezasseis desses partos as parturientes deram à luz gémeos. Houve um total de 31% de cesarianas nos partos efetuados e somente três bebés nasceram em resultado de uma gestação inferior a 32 semanas.

Nascimentos entre janeiro e setembro de 2021

Aquando da apresentação dos números dos três primeiros trimestres do ano passado, estes apresentavam um registo em consonância com os dados nacionais em que se verificava um abaixamento do número de nacimentos. Assim, no último trimestre nasceram 251 bebés.

Nos 755 partos realizados, entre janeiro e setembro de 2021, na maternidade do Hospital de Beja nasceram 761 bebés o que significa que em seis desses partos as parturientes deram à luz gémeos. Em 2020 foram realizados 756 partos e nasceram 766 bebés, tendo resultado o nascimento de dez gémeos.

Comparando os dados de 2020 com os de 2021, o ano passado foi realizado menos um parto (-0,1%), nasceram menos 5 bebés (-0,7%) e houve menos 4 gémeos (-40%).

Francisco o primeiro bebé a nascer na Maternidade do Hospital o ano passado

O primeiro parto de 2001 na Maternidade do Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, foi o de um menino que ocorreu três horas depois da entrada no novo ano.

Francisco nasceu eram 03,07 horas desta sexta-feira e resultou de um parto eutócico, nome técnico e parto normal. O Menino nasceu com o peso de 2,860 quilos e é o primeiro filho de Andreia e Fernando, um casal que reside em Cuba. A mãe de Francisco tem 24 anos.

O nascimento de Francisco na Maternidade do Hospital de Beja, a parteira foi a enfermeira Telma Brissos e deu assistência ao recém-nascido a enfermeira Eugénia Anastácio.

Partos em ambulâncias dos bombeiros

No dia 31 de março, Iara nasce dentro da ambulância dos Bombeiros de Barrancos. Inês tinha entrado em trabalho de parto e a filha acabou por nascer perto de Vila Verde de Ficalho, concelho de Serpa, a 55 quilómetros da maternidade do hospital de Beja.

A menina nasceu esta quarta-feira, numa ambulância dos Bombeiros Voluntários de Barrancos (BVB) durante o transporte da mãe para a Maternidade do Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, depois de terem percorrido 45 quilómetros desde a saída da vila raiana.

O parto ocorreu cerca das 14,15 horas e feito pela enfermeira da SIV de Moura com a ajuda dos bombeiros, quando a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do hospital de Beja se deslocava ao encontro da ambulância e da SIV, que foi depois desmobilizada.

Após o parto, a mãe Inês e a filha recém-nascida que vai ser batizada como Iara, foram transportadas para a maternidade do hospital de Beja, onde se encontram de boa saúde, devendo ter alta nas próximas 24 horas.

No dia 20 de novembro os Bombeiros de Aljustrel ajudaram Daniel a nascer na ambulância. O bebé nasceu cerca das 04,50 horas numa ambulância do INEM dos Bombeiros Voluntários de Aljustrel (BVA), durante a viagem para a maternidade do hospital José Joaquim Fernandes, em Beja.

O parto do pequeno Daniel, o terceiro filho de um casal residente na “Vila Mineira”, aconteceu com a ajuda de três operacionais dos BVA, José Carlos Mestre, Manuel Guerreiro e Ana Catarina.

Os bombeiros foram alertados para uma senhora em trabalho de parto, tendo a equipa procedido à avaliação e estabilização da parturiente, e realizado o seu transporte para a unidade de saúde. No decurso da viagem de 36 quilómetros entre Aljustrel e Beja, a senhora entrou em trabalho de parto e entre Ervidel e Santa Vitória, a ambulância parou em plena Estrada Nacional (EN) 18, tendo os bombeiros ajudado a trazer ao mundo o pequeno Daniel.

Mãe e filho foram levados depois para o hospital de Beja onde se encontram internados e os dois de boa saúde.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg