A Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo emitiu comunicado onde revela que a partir da próxima segunda-feira volta a funcionar o atendimento a doentes respiratórios.
A Área Dedicada a Doentes Respiratórios e Covid-19 (ADR – Comunitária de Beja), estrutura adicional e excecionalmente criada para atendimento, localizada junto ao Centro de Saúde de Beja, vai entrar no funcionamento normal dos Centros de Saúde de Beja e de Serpa já a partir do dia 28 de fevereiro.
A recuperação do serviço tem a ver com a diminuição de afluência de utentes com queixas do foro respiratório e à necessária retoma gradual da normalização dos circuitos existentes.
Na prática, significa que as populações dos concelhos de Beja e de Serpa que necessitem de cuidados, e até aqui servidas pela ADR – Comunitária de Beja, serão prontamente atendidas no Centro de Saúde de Beja, na Unidade de Saúde Familiar Alfabeja e no Centro de Saúde de Serpa, existindo circuitos normalizados e bem definidos para receber os utentes, com a possibilidade de realizar testes de despiste à covid-19, vacinação contra a covid e, mais importante, retomando-se a proximidade desejada entre utentes e as respetivas equipas de saúde.
Mantém-se ainda em funcionamento as Áreas Dedicadas a Doentes Respiratórios e Covid-19 de Cuba e de Castro Verde, bem como as ADR-Serviço de Urgência Geral e ADR-SU Pediátrica no Hospital José Joaquim Fernandes, ADR-SU Castro Verde (Aljustrel, Almodôvar, Castro Verde, Mértola e Ourique) e ADR-SU Moura (Barrancos e Moura), estas últimas, tal como a designação indica, no âmbito da Rede de Urgência e Emergência.
As ADR são estruturas de atendimento excecionalmente organizadas para responder a toda a área de influência da ULSBA, e à população que necessite de cuidados, nomeadamente no que respeita à avaliação clínica dos doentes com suspeita de infeção respiratória aguda, incluindo os doentes suspeitos de infeção pelo novo coronavírus.