O Comando Territorial de Beja (CTBeja) da Guarda Nacional Republicana deteve 18 pessoas, apreendeu vários tipos de estupefacientes e detetou mais de três centenas de infrações em viaturas fiscalizadas.
As ações levadas a cabo pelos militares do CTBeja decorreram entre os dias 7 e 13 de março e visaram a prevenção e o combate à criminalidade violenta, fiscalização rodoviária, tendo sido detidas 18 pessoas em flagrante delito, sendo seis por condução sem habilitação legal, cinco por condução sob o efeito do álcool, uma por posse de arma proibida, uma por furto em estabelecimento comercial e uma por violência domestica.
No que diz respeito ao combate ao tráfico de estupefacientes, além da detenção de quatro pessoas, foram apreendidas 2837 doses de anfetaminas em comprimidos, 2054 doses de heroÃna, 146 doses de cocaÃna, uma dose de haxixe, uma dose de liamba, 2613,57 euros em numerário, três veÃculos e uma arma branca (faca).
No que concerne à fiscalização de trânsito, no total os militares detetaram 326 infrações, destacando-se: 76 por excesso de velocidade, 31 relacionadas com anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização, 25 por infrações relacionadas com tacógrafos, 21 por falta de inspeção periódica obrigatória, 19 por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório, 19 relacionadas com pneus,  14 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei, 7 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças, 7 por excesso de peso, 6 por uso indevido do telemóvel no exercÃcio da condução e 1 por condução sem habilitação legal.
No capÃtulo da sinistralidade, os militares registaram 32 acidentes nas estradas do distrito de Beja dos quais resultaram 1 vÃtima mortal, 3 feridos graves e 2 feridos leves. Foram passados nove autos de contraordenação, destacando-se seis no âmbito da legislação policial e três no âmbito da legislação da proteção da natureza e do ambiente.
Teixeira Correia
(jornalista)Â