O indivíduo, que ficou em preventiva por tráfico de YABA, uma droga fabricada na Ásia, já tinha sido detido em 2021, na posse das mesmas anfetaminas.
Um cidadão asiático ficou em prisão preventiva depois de ter sido detido em São Teotónio, concelho de Odemira, na posse de 2.830 comprimidos YABA, uma combinação de metanfetamina e cafeína, que torna aquela droga ainda mais poderosa e viciante.
O individuo, de 40 anos, já com cadastro, foi detido na passada sexta-feira, na sequência de uma operação inopinada de militares do Posto Territorial da GNR de São Teotónio e após uma vistoria à viatura, que depois foi apreendida, foi detetado o estupefaciente, tendo sido ainda confiscados 663,07 euros em numerário, uma arma branca, duas balanças de precisão, 109 sacos de blister para embalar os comprimidos e outros artigos utilizados no tráfico do estupefaciente.
O facto do indivíduo deter tão grande quantidade da YABA, uma droga fabricada no sudeste e leste da Ásia, é visto pelas autoridades como uma consequência da existência de uma grande comunidade daquele continente no concelho de Odemira, representada por milhares de cidadãos do Nepal, Índia, Tailândia e Bangladesh.
Segundo apurou o JN, o indivíduo tem residência em Beja, e em fevereiro do ano passado tinha sido detido na posse de 250 comprimidos de metanfetaminas, tendo na altura sido também presente a tribunal ficando em liberdade, mas, sujeito a apresentações periódicas.
Apesar da detenção se ter verificado no concelho de Odemira, mas dado o anterior processo estar a correr sob a égide do Ministério Público (MP) de Beja, o detido foi presente no sábado no tribunal desta cidade, tento-lho sido decretada a prisão preventiva, recolhendo ao Estabelecimento Prisional de Beja.
Para além dos militares do Posto Territorial de São Teotónio, a ação contou com o reforço de operacionais do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) da GNR de Odemira.
O que é yaba? A Yaba é uma combinação de metanfetamina (um estimulante poderoso e viciante) e cafeína, que em tailândes significa “remédio louco”. É produzido no sudeste e leste da Ásia e é uma droga muito popular em comunidades asiáticas.
Como é a yaba? A Yaba é vendido como comprimidos. Esses comprimidos geralmente não são maiores que uma borracha de lápis. Eles são coloridos, geralmente laranja-avermelhados ou verdes.
Quais são os riscos? As overdoses podem causar hipertermia (temperatura corporal elevada), convulsões e morte. Indivíduos que usam yaba também podem ter episódios de comportamento violento, paranóia, ansiedade, confusão e insônia.
Teixeira correia
(jornalista)