Abertura da 38ª Ovibeja será presidida pela Ministra da Agricultura, que substituirá Marcelo Rebelo de Sousa que vai estar na Assembleia da República para ouvir o presidente da Ucrânia.
A 38ª Ovibeja vai abrir as suas portas ao público na próxima quinta-feira, dia 21 de abril. O mesmo dia em que o presidente da Ucrânia fala ao Parlamento Português. Por essa razão, e depois de ter confirmado presença na abertura da Ovibeja, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, não pode estar presente no dia 21.
A abertura da feira vai ser presidida, às 11h00, pela Ministra da Agricultura e Alimentação, Maria do Céu Antunes.
Por convite da Comissão Organizadora, o Presidente da República deverá visitar a 38ª Ovibeja em dia ainda a confirmar.
Recordamos que a 38ª Ovibeja, que se realiza de 21 a 25 de abril, vai doar 1% da receita de bilheteira a favor do povo da Ucrânia.
A decorrer no Parque de Feiras e Exposições de Beja, Manuel de Castro e Brito, a 38ª Ovibeja é uma organização da ACOS – Associação de Agricultores do Sul.
Conflito Rússia-Ucránia
Sessão solene com Zelensky no Parlamento português mudou de hora. Nesse dia, não serão abertas as galerias ao público.
A sessão solene de boas vindas ao Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, que falará no Parlamento português por videoconferência, vai passar das 15:00 para as 17:00 de quinta-feira, após pedido da Embaixada da Ucrânia.
Nesta sessão solene discursam Volodymyr Zelensky e Augusto Santos Silva e nela estarão também presentes o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o primeiro-ministro, António Costa, além de convidados em representação de outras entidades oficiais.
No dia 7 de abril, o presidente da Assembleia da República tinha informado que o chefe de Estado da Ucrânia aceitava falar ao parlamento português.