Celebra-se esta terça feira, o Dia dos Monumentos e SÃtios, numa iniciativa conjunta da Direção Geral do Património Cultural (DGPC) e do ICOMOS Portugal.
A divulgação deste tema procura reconhecer o potencial do património cultural na construção de uma ação climática inclusiva, transformadora e justa, através da salvaguarda de todos os tipos de património cultural contra os impactos climáticos adversos, da construção de respostas informadas a situações de desastre, da implementação de um desenvolvimento sustentável resiliente ao clima, numa perspetiva de equidade e justiça.
Em Beja, celebra-se esta data com três iniciativas que pretendem valorizar a história e o património local evocando a relação das sociedades passadas com o território e os seus recursos.
Durante a manhã, serão realizadas Visitas Guiadas a Pisões para escolas e comunidade, entre das 9h30 às 12h. Inscrições para as visitas guiadas podem ser feitas por correio eletrónico.
De tarde, será feita uma apresentação da plataforma de Turismo AcessÃvel, no Núcleo Museológico da Rua do Sembrano, por volta das 15h00.
E o dia termina com uma importante conferência da investigadora Teresa Ricou que trará novos dados sobre a antiguidade tardia e o inÃcio do perÃodo islâmico nos territórios de Beja.
Programação Dia Internacional dos Monumentos e SÃtios 2022Â
Manhã: Visitas Guiadas a Pisões para escolas e comunidade – 9h30 à s 12h. Apresentação da plataforma de Turismo AcessÃvel – 15h00 – Núcleo Museológico da Rua do Sembrano
Noite: Conferência Pelos Tempos de Beja: Reflexos de Islamização em Beja e o aparecimento de moeda emiral em bronze  por Teresa Ricou. 21h15 – Casa do Governador Â