O documentário “Bissexto”, realizado por LuÃs Godinho, estreou online passado dia nove de agosto, na plataforma Vimeo. Rodado em plena pandemia, o filme acompanha “Os Vocalistas”, grupo de Beja.
Durante várias semanas em que a atividade artÃstica esteve reduzida a zero, sem concertos, o grupo respondeu à falta de trabalho pago com um projeto de recolha de músicas do cancioneiro tradicional da região.
Da Vidigueira a Pias, da Cuba à aldeia do Rosário ou a Castro Verde, “Bissexto” segue Bernardo EmÃdio, José EmÃdio e Ruben Lameira (Os Vocalistas) ao encontro de velhos cantadores, numa tentativa de “fintarem” a crise que bateu forte no setor da cultura, ensaiarem novas modas e, sobretudo, fazerem o que melhor sabem: cantar.
Ao longo de 2020, quando o documentário foi filmado, “Os Vocalistas” publicaram todos os dias, na Internet, uma moda de Cante Alentejano. “É uma peça única, pois nunca ninguém tinha feito um cancioneiro digital. Como o ano teve 366 dias chamámos-lhe Bissexto de Modas. Daà o nome do filme”, sublinha José EmÃdio, lamentando que os grupos de Cante Alentejano continuem a passar por “muitas dificuldades” pois “ainda não houve uma retoma completa” dos concertos.
NotÃcia: JN/ Lidador NotÃcias, Foto: DR