Programa de Sustentabilidade do Azeite do Alentejo promove debate sobre questões sociais e culturais associadas ao setor olivÃcola da região. O projeto liderado pela Olivum, em parceria com a Universidade de Évora, arrancou no passado mês de março.
No âmbito do Programa de Sustentabilidade do Azeite do Alentejo (PSAA) foram já promovido três debates que trouxeram para a mesa temas pertinentes para o setor oleÃcola, que nos últimos anos tem reforçado e consolidado o seu papel no panorama regional, nacional e internacional.
Portugal, após a campanha de 2021, passou a 6º maior produtor de azeite no mundo e 3º maior exportador da União Europeia. O crescimento do setor olivÃcola, registado nos últimos anos, deve-se essencialmente ao aparecimento de novas áreas de regadio – destacando o exemplo de Alqueva – que possibilitaram a instalação de olivais modernos e eficientes e a consequente instalação de lagares.
O Programa de Sustentabilidade do Azeite do Alentejo nasce da necessidade de solidificar este crescimento, tendo como principal objetivo certificar este produto, demonstrando ser produzido de forma sustentável e reforçando o seu valor. A certificação está a ser desenvolvida com o conhecimento técnico e prático da Associação de Olivicultores do Sul (Olivum), entidade promotora, com o capital cientÃfico e teórico da Universidade de Évora, entidade parceira, e com o contributo de quem está no terreno, olivicultores e produtores de azeite, assegurando que se trata de uma ferramenta rigorosa tecnicamente, e aplicável a nÃvel prático.
O Programa de Sustentabilidade do Azeite do Alentejo irá continuar a trabalhar na certificação e no reconhecimento do valor deste produto e da região do Alentejo.