Saúde: Novo secretário de Estado é natural de Serpa.


Ricardo Mestre será o próximo secretário de Estado de Saúde. Natural de Serpa, é subdiretor-geral da Direção-Geral da Saúde desde junho deste ano, nomeado pela então ministra Marta Temido.

Nascido a 30 de janeiro de 1978, tem 44 anos é Licenciado em Economia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa em 2001, é especialista em administração hospitalar e pós-graduado em administração de serviços de saúde. 

O novo secretário de estado é sobrinho de Fernando Mestre, mais conhecido por Fernando “Baletas”, voz e viola do Grupo “Os Alentejanos”. Foi jogador de futebol tendo representado como sénior o F.C.Serpa (97/98 e 99 e 03/04), C.A.Aldenovense (99/00), C.Desportivo de Beja (01/02 e 02/03), Moura A.C. (03/04) e S.C.Mineiro Aljustrelense (04/05 e 05/06), clube onde terminou a carreira.

O Presidente da República vai dar posse a três novos secretários de Estado propostos pelo primeiro-ministro, dois dos quais no Ministério da Saúde. Ricardo Mestre será o próximo secretário de Estado da Saúde e Margarida Tavares foi nomeada para secretária de Estado da Promoção da Saúde.

De acordo com uma nota que consta na página da presidência, pode ler-se que “o Presidente da República aceitou a proposta do primeiro-ministro de nomeação de três novos secretários de Estado, aos quais conferirá posse sexta-feira, pelas 19h30, no Palácio de Belém”.

De nome completo Ricardo Jorge Almeida Perdigão Seleiro Mestre passa a integrar a equipa do novo ministro da Saúde, Manuel Pizarro, substituindo na função de secretário de Estado da Saúde, Lacerda Sales.

QUEM É QUEM

Habilitações académicas e formação profissional:

Licenciatura em Economia no Instituto Superior de Economia e Gestão, da Universidade de Lisboa. Pós-graduação em Administração de Serviços de Saúde, na Universidade Moderna. Curso de Especialização em Administração Hospitalar, na Escola Nacional de Saúde Publica, da Universidade Nova de Lisboa.

Realização do Programa de Alta Direção de Serviços de Saúde, da AESE; do «Barcelona Course in Health Financing – Special Theme: Universal Coverage», da Organização Mundial da Saúde; e do «Summer School on Integrated care: moving beyond the rhetoric», do Observatório Europeu dos Sistemas e Políticas de Saúde.

Atividade profissional:

Gestor de Projeto no Conselho das Finanças Publicas, na área da saúde e do Setor Público Empresarial (março 2021 a junho 2022). Vogal executivo do conselho diretivo da Administração Central do Sistema de Saúde, ACSS (março 2016 a março 2021). Diretor do Departamento de Gestão e Financiamento de Prestações de Saúde da ACSS (maio 2012 a março 2016). Diretor do Departamento de Contratualização da Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo (maio 2008 a maio 2012). Assessor do conselho diretivo da ARS do Alentejo (maio 2006 a maio 2008). Formador na área da Economia e da Gestão (abril 2005 a abril 2006) e Técnico superior nos Serviços Financeiros do Hospital S. Paulo-Serpa (julho 2002 a fevereiro 2005).

Outras atividades:

Coordenador de vários grupos de trabalho na área da saúde, com destaque para: contratualização nos cuidados de saúde primários; contratualização nos cuidados continuados integrados; definição da estratégia do SNS para os cuidados de saúde física e de reabilitação em ambulatório; acompanhamento da implementação da atividade do enfermeiro de família; implementação do sistema de codificação clínica ICD-10-CM/PCS em Portugal. Membro da Equipa de Coordenação Regional do Alentejo da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (setembro 2006 a maio 2012). Docente e preletor convidado em várias entidades de ensino superior e Autor e coautor de diversos trabalhos publicados na área da administração e gestão em saúde.»

Teixeira Correia

(jornalista)

Foto: DR


Share This Post On
468x60.jpg