As delegações dos 32 países que vão disputar a partir desta quarta-feira a 58ª edição do Campeonato Mundial Militar de Corta-Mato, que tem como cenário a Base Aérea (BA) Nº11, em Beja, foram recebidas no Salão Nobre da Câmara, pelo presidente da autarquia.
A competição, a primeira que se disputa no nosso país, vai juntar mais de 300 atletas que vão competir nos setores masculinos, femininos e numa estafeta mista. Portugal uma equipa composta por 22 especialistas de corta-mato, em representação dos três ramos das Forças Armadas e também da GNR e PSP.
Sob a supervisão do Conselho Internacional do Desporto Militar (CISM-Conseil International du Sport Militaire), a organização cabe à FAP e à Comissão de Educação Física e Desporto Militar da Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional e que conta com o patrocínio e apoio da Câmara Municipal de Beja.
As delegações chegaram ontem a Portugal, via Aeroporto Humberto Delgado, seguindo-se o transporte de Lisboa para a BA11 ou em aeronaves próprias tendo como destino o Terminal de Beja ou à BA11. Para chegar solo lusitano, a comitiva do Chile percorreu 10.106 quilómetros, o Perú 8.830, o Equador 8.413, a Índia 8.232 e o Brasil 7.435 kms.
O presidente da Câmara de Beja destacou “a importância de receber todos os participantes, desejar-lhes uma excelente competição”, acrescentando Paulo Arsénio que “espero que gostem da cidade e desfrutem da sua beleza”, justificou.
O edil salientou o trabalho da organização “em realizar uma prova destinada aos alunos das nossas escolas”, rematou.
Por seu turno o sueco tenente Jansen Bark, representante do CISM, sustentou que “temos todas as condições para uma excelente competição. Esperamos desfrutar da região e um dia voltar com as nossas famílias.
Os chefes das delegações foram cumprimentados um a um, recebendo ofertas da autarquia, pelo presidente da Câmara de Beja, tendo o momento marcante sido quando Paulo Arsénio cumprimentou o chefe da delegação da Ucrânia (na foto) a quem desejou que “a guerra termine rápido, sem mais sofrimento para o povo ucraniano”, concluiu.
Hoje disputam-se as provas de corta-mato masculinas, na extensão de 10 quilómetros, com a presença de 149 atletas, de30 países e a feminina na distância de 8 quilómetros, onde estarão 106 atletas de 24 países.
Amanhã será a competição de estafetas mistas, com 4 atletas e cada um a percorrer dois quilómetros, sendo disputada por 20 países. Antes tem lugar o corta-mato escolar onde vão participar 150 alunos do 9º ao 12º das escolas de Beja.
Teixeira Correia
(jornalista)