O Primeiro-Ministro António Costa preside amanhã à Cerimónia de Apresentação da primeira aeronave Nacional KC-390, que se realiza amanhã, dia 19 de outubro, na Base Aérea N.º 11, Beja, pelas 10H30.
A primeira das cinco aeronaves compradas pelo Governo Português à brasileira Embraer chegou no domingo à Base Aérea (BA) 11, em Beja, depois de ter descolado no dia anterior de Gavião Peixoto, São Paulo, em direção à Europa.
Recorde-se que em 11 de julho de 2019, o Conselho de Ministros aprovou e autorizou várias despesas para a aquisição de bens ao consórcio Embraer, SA e Embraer Portugal, SA, entre eles cinco aeronaves e um simulador de voo.
A aquisição das cinco aeronaves KC-390 e do simulador de voo envolve um montante superior a 606 milhões de euros, a que se juntam mais 221 milhões de euros, ambos acrescidos de IVA, sendo esta última rubrica referente a serviços logísticos, equipamentos eletrónicos e à concretização do programa de aquisição e sustentação das aeronaves.
A estes valores juntam-se os investimentos feitos pela FAP na BA11, com a construção do edifício para a Esquadra 501 e para o simulador de voo, no valor de 9,8 milhões de euros. A requalificação do hangar 131-264, custam 4,3 milhões de euros, enquanto que o edifício do simulador está orçado em 5,3 milhões de euros, O hangar alvo de grande requalificação, foi durante muitos anos “a casa” dos Alpha-Jet, da Esquadra 103-“Caracóis”, suspensa em 2018 com o fim de vida das aeronaves recebidas da Alemanha. As aeronaves C-130H são operados pela Esquadra 501-“Bisontes” que está sediada na BA6, no Montijo, e deverá mudar para a BA11, em Beja, no início do próximo ano.
Novo simulador de voo
A empresa alemã Rheinmetall Defense Eletronics foi a fornecedora escolhida pela Embraer para entregar o novo simulador, que compreende três tipos de simulação para a tripulação das aeronaves de origem brasileira. Um simulador de movimento de voo completo, um instrutor de procedimentos de cabine e um instrutor de estação de carga para mestres de carga.
Garantias do CEMFA, General Cartaxo Alves
No dia 3 de julho, após a cerimónia do hastear das bandeiras que assinalavam as comemorações do 70º aniversário da Força Aérea Portuguesa (FAP), que decorreram em Beja, o General Cartaxo Alves, Chefe do Estado Maior da Força Aérea (CEMFA), sobre a chegada das aeronaves brasileiras revelou que “estão a ser reformuladas as infraestruturas da BA11 e também no Bairro que vão ficar prontas em agosto/setembro e a partir dessa data vamos receber a primeira aeronave que não vai entrar diretamente no efetivo”, acrescentando que a partir de Beja, leia-se BA11, “a aeronave vai levar dois meses a três meses a fazer uma avaliação operacional e a inserir equipamentos que vão ser incorporados em Portugal, com a engenharia da FAP”, concretizou.
Cartaxo Alves, pormenorizou que depois o KC-390 “vai fazer testes e de seguida a sua certificação, para que em março de 2023 entre no dispositivo da Força Aérea e possa começar a cruzar os céus de Beja operacionalmente”, concluiu. Finalmente, o Chefe do Estado Maior da Força Aérea garantiu que, “a partir daí todo o dispositivo, quer de pessoas quer aeronaves, e a partir dessa data (março de 2023) vai começar a chegar de forma sequenciada a Beja
Teixeira Correia
(jornalista)