Beja: “A Casa do Pai Natal”, com cerca de 500 figuras, já pode ser visitada 24 horas por dia.


Há quinze anos que o “Rei das Farturas”, como é conhecido Diogo Santos, e a sua família fazem o presépio no átrio da vivenda, com cerca de 500 figuras.

“A Casa do Pai Natal”, fica na Quinta D’El-Rei, em Beja já inaugurou o presente que vai estar patente ao público até ao Dia de Reis, e que a família edifica na entrada da vivenda, sendo constituído por cerca de 500 peças em loiça, a sua maioria adquirida na região de Barcelos.

Há quinze anos que Diogo, a mulher e os dois filhos, constroem o presépio, e ainda que nunca tenha sido reconhecido e recomendado por qualquer instituição, é conhecido pela miudagem da cidade como “A Casa do Pai Natal”. 

A iluminação noturna desperta a curiosidade e todos os anos é a população que pede e pergunta “quando há presépio”, diz Diogo.

As cerca de meio milhar de figuras “são compradas em Barcelos, para homenagear o meu avô. Todos os anos compro novas peças”, acrescentando que é a sua colocação “que me dá mais gozo e me faz sentir a felicidade das crianças”, diz orgulho a sorrir.

Para edificar o presépio, Diogo contou com a ajuda da família e amigos, que dão areia e tijolos para fazer a base, mas a eletricidade é a parte menos saborosa da quadra natalícia. “Todos os anos gasto 500/ 600 euros em luz. Antes gastar na alegria dos miúdos do que na farmácia”, remata.

Ao Lidador Notícias, o “Rei das Farturas” revela que há miúdos que “obrigam os avós” a passarem todos os dias pela Rua José Régio, para verem a “Casa do Pai Natal”.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg